by /0 comments

A Páscoa inteligente

A Páscoa representa a ressurreição de cristo para os cristãos; a passagem da escravidão para a liberdade entre os hebreus; a garantia de comer muitos chocolates para as crianças; e a oportunidade dos educadores trabalharem a alfabetização de seus alunos de forma rica, cheia de conteúdos e grandes possibilidades.

É através do tema “Páscoa” que o Colégio Pentágono, em São Paulo, está garantindo o desenvolvimento da alfabetização dos alunos do 1º ano, entre cinco e seis anos de idade, nas semanas que antecedem ao feriado. A partir da leitura do livro “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, profissionais elaboraram teatro de sombras e várias outras intervenções que garantem o desenvolvimento da alfabetização dos estudantes mirins no mundo letrado.

A história “Menina bonita do laço de fita” é sobre um coelho que quer mudar de cor… “

“Era uma vez uma menina linda, linda. Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros. Apele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva. Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar. E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida. E pensava: – Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela… Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou: – Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?”…

A professora de classe contou a história, que na sequência, foi interpretada em um teatro de sombras e propiciou um mergulho entre jogos, brincadeiras e deliciosas aulas de culinária. Mas é claro que uma visita à mini fazenda do colégio, também não poderia ser deixada para trás. O coelhinho branco mora lá…

“A partir da história, estamos desenvolvendo várias intervenções com as crianças e garantindo o avanço em sua alfabetização. Fomos à horta e colhemos cenouras (o alimento do coelho) e então as crianças fizeram um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Todas as atividades lúdicas são permeadas de letras, palavras, jogos das letras, brincadeiras com a repetição das palavras, o que propicia e reforça o desenvolvimento do aprendizado”, diz a professora, Cecília Kfouri.

Mesmo aprendendo matemática nas proporções dos ingredientes, ciências na mistura deles e língua portuguesa na leitura da receita, os pequenos estudantes mantêm a postura mais importante para um desenvolvimento saudável. O “ser criança”. No próximo dia 8, os alunos farão um enorme ovo de chocolate e comemorarão a Páscoa junto com os colegas.владимир мунтян пастормашины игрушкаігри дитячі