by

Pensar positivo pode transformar a sua vida

 

 

Ao pensar em um copo com água pela metade, para você, ele está meio cheio ou meio vazio? Se sua resposta foi a segunda  opção, você está entre as pessoas com visão pessimista. Agora, se você respondeu a primeira opção, você é um otimista e tem grandes chances de atrair coisas boas. Parece coisa de louco? Pois ter sempre pensamentos positivos pode fazer uma grande diferença na sua vida.

O poder da mente

Você já deve ter ouvido falar sobre pessoas com doenças incuráveis que se livraram do mal e viveram muitos anos, ou então, quem leva a vida de vento em popa e praticamente tudo dá certo para elas. Afinal, qual o segredo? Elas alcançaram algum milagre ou, simplesmente, são sortudas? De acordo com quem acredita no poder da mente, elas praticam o ato de pensar positivo. “O poder da mente leva à realização dos objetivos. Começa quando a pessoa usa a mente a seu favor, sabendo o que se quer, consegue e alcança”, afirma a psicopedagoga Edith Rubinstein. Estudiosos acreditam que é possível fazer o cérebro funcionar a seu favor por meio do pensamento positivo e gerar resultados surpreendentes. Para isso, três fatores são envolvidos: energia, magnetismo e holismo. A energia, neste caso, é a força que move todas as coisas, sendo preciso saber canalizá-la para a realização dos seus objetivos. Já o magnetismo é como se a mente fosse capaz de atrair o que se quer, praticando o similar, por exemplo: pensando em coisas boas, se atrairá coisas boas. Por sua vez, o holismo defende que todo o universo está interligado, inclusive as pessoas e suas ações.

Ser flexível

Para a maioria dos defensores da maneira otimista de levar a vida, a principal ação que favorece os bons acontecimentos é a flexibilidade em encarar os acontecimentos cotidianos. “Quando a mente se torna flexível para lidar com a frustração, o recomeço sempre será um caminho”, destaca a psicopedagoga. “Uma pessoa que tem a mente positiva, que acredita em possíveis mudanças, tem mais flexibidade para suportar a frustração. Tem esperança, persistência e age para encontrar maneiras de alcançar a satisfação desejada. Pessoas positivas são mais leves porque lidam melhor com os conflitos”, completa. Essa maneira de encarar os problemas pode, inclusive, ajudar a vencer doenças. “A pessoa positiva enfrenta a doença com todas as forças sempre se mantendo para cima, não deixando se abalar. O seu lado emocional realmente pode interferir na doença física”, afirma a profissional. Encarando os problemas de forma flexível e otimista, consegue-se uma vida com mais fluidez. “Isso pode tornar a vida mais leve. O poder da mente pode ajudar aquela pessoa que não desiste, mesmo sem o sucesso, com paciência e maturidade a acolher a sua frustração dando um novo significado e recomeçar com mais força”, explica Edith.

Exercite o pensar positivo

Mas será que é tão fácil, simplesmente, encarar os acontecimentos de forma positiva do dia para a noite e começar a fazer o universo mover a seu favor? Nem tanto. É preciso exercitar diariamente e constantemente, até que se esteja mais flexível. O segredo, além de pensar positivo, é também não desistir nunca de ver o lado bom das coisas. “A ação é diante de um desafio que, visto de forma positiva, pode ampliar a forma da análise dos seus objetivos. Por exemplo: a pessoa positiva diante de uma frustração vai ter flexibilidade e analisar o que está impedindo-a de alcançar suas metas e o que fazer para superar. A pessoa positiva tem mais recursos e também utiliza a criatividade para encontrar caminhos”, explica Edith. Uma forma prática de se alcançar o pensamento positivo é por meio da meditação. Os momentos em silêncio voltados para o próprio interior ajudam a mentalizar algo em específico focando no otimismo, além de colaborar para o relaxamento e a respiração correta, fatores que ajudam – e muito – a ver as coisas de maneira mais clara e positiva.

Palácio de ouro

Se pensar positivo atrai tudo que quero, então terei toda a fortuna do mundo? Calma, lá. É importante não esquecer que só por ser otimista não significa que você se tornará um ímã de dinheiro e ouro. Além disso, é importante não se cobrar tanto. A ideia de que se pode ultrapassar qualquer barreira e conquistar qualquer objeto gera ansiedade que por si só traz diversos outros problemas, como insônia, taquicardia, nervosismo e assim por diante. Nem sempre é possível conquistar o que quer. A melhor maneira de evitar a desilusão é não criando expectativas impossíveis e admitindo a condição humana de finitude, fraquezas e limitações.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Edith Rubinstein, psicopedagoga

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone