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Portal com biblioteca e rede social ajuda no ensino de filosofia e sociologia

O projeto Práxis, na Universidade Federal de Santa Catarina, já conta com cerca de mil arquivos entre artigos, livros, fotos e vídeos
Esta no ar um novo portal na internet para ajudar no ensino de filosofia e sociologia para o ensino médio. O projeto Práxis, na Universidade Federal de Santa Catarina, reúne uma biblioteca e uma rede social e já conta com cerca de mil arquivos entre artigos, livros, fotos e vídeos.

A biblioteca é atualizada diariamente por um estudante do curso de Sociologia e outro da Filosofia, que são bolsistas do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da UFSC. Além do acervo digital, o usuário pode localizar obras no Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis).

Segundo Valcionir Correa, integrante do projeto, o práxis é inédito no Brasil. “Desconheço outros sites com nossa proposta, que adota softwares livres com biblioteca digital especializada em conteúdo de filosofia e sociologia e comunidades. O projeto práxis é um trabalho inédito no Brasil”, disse ele ao site da universidade.

Eles destaca ainda que a rede social ajuda na comunicação entre professores e estudantes. As comunidades discutem os conteúdos e também debatem o processo de ensino-aprendizagem. Em seis meses de funcionamento o site possui nove grupos de discussão.

Até agora, duas escolas de Florianópolis já receberam cursos e oficinas de capacitação. O objetivo é ampliar a divulgação e participação das escolas da rede.

O portal Práxis foi desenvolvido pelos laboratórios Lefis, Lastro e Centro de Geração de Novos Empreendimentos em Software e Serviços (GeNESS). Participam da iniciativa professores e alunos de Ciências Sociais, de Filosofia e do ensino médio, além de bolsistas do Curso de Sistemas de Informação.

O trabalho conta com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do projeto Modelo de Referência de Inclusão Digital na Formação em Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

Extintas dos currículos das escolas durante a ditadura militar por serem consideradas uma ameaça ao regime, as duas disciplinas voltaram a ser obrigatórias em 2008.

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