by /0 comments

Premiados em olimpíadas de matemática terão bolsas científica e mestrado

Quarta Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) teve a participação de 18 milhões de alunos. Três mil foram premiados.

Cerca de 700 estudantes premiados nas olimpíadas brasileiras de matemática (uma para escolas púbicas e outra para todas as escolas) que já estão na universidade irão participar de um programa de bolsas de iniciação científica e mestrado. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 3, na divulgação dos resultados da quarta Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em Brasília.

“A idéia é possibilitar uma formação matemática sólida a esses jovens”, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, em reportagem no site do MEC. A bolsa de iniciação científica será dada pelo CNPq e a de mestrado, assim que o aluno se formar, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os três mil alunos de quinta a oitava série do ensino fundamental e do ensino médio premiados nesta quarta edição da Obmep também receberão bolsas de iniciação científica júnior do CNPq, no valor de R$ 100,00. A premiação está prevista para março, no Rio de Janeiro.

Participaram da competição em 2008 18 milhões de alunos matriculados em 40,3 mil escolas públicas de 5.493 municípios brasileiros. Na primeira edição, em 2005, se inscreveram 10,5 milhões de alunos da rede pública.

Segundo o MEC, uma das curiosidades da quarta edição foi o número de tricampeões: 34, contra os oito da última edição. Entre eles, Ricardo Oliveira da Silva, estudante cearense que tem atrofia e não pode andar. Ele é levado para a escola em um carrinho de mão, porque a família não tem condições de comprar uma cadeira de rodas.

Os prêmios são direcionados também às escolas e municípios, assim como a professores, que recebem cursos de formação e aperfeiçoamento organizados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Veja os premiados

церковь мунтянакатамаран яхтавоздушный высокого