by /0 comments

Presidente da Comissão do Plano Nacional de Educação acha difícil investir 10% do PIB

Gastão Vieira defendeu ajustes no plano para obter um consenso entre os setores envolvidos e evitar que governadores e prefeitos questionem o PNE na Justiça
O presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), acredita que haverá “uma resistência muito grande por parte da equipe econômica do governo” para aprovar o investimento de 10% do PIB para educação, como foi aprovado pela Conferência Nacional de Educação. O projeto do PNE enviado pelo Ministério da Educação prevê um investimento de 7% do PIB até 2020 – hoje está em torno de 5%.

“Claramente, o mais viável de ser aprovado é o que está na proposta do governo, de 7% Alteração para mais, dificilmente, vamos conseguir”, disse durante evento organizado pelo movimento Todos pela Educação.

O deputado acredita que o cenário econômico impede ampliar o investimento em educação. “No momento em que se tem um cenário econômico complicado, de inflação, de desequilíbrio na balança comercial, de câmbio descontrolado, falar em aumento do percentual do PIB [para a Educação] vai provocar uma resistência muito grande por parte da equipe econômica do governo”, afirmou à repórter Simone Harnik.

O deputado defendeu ajustes no plano para obter um consenso entre os setores envolvidos e evitar que governadores e prefeitos questionem o PNE na Justiça. “É preciso que todas as forças que trabalharam na preparação dos planos, nas conferências estaduais, municipais e na Conferência Nacional de Educação entendam que o plano precisa sofrer ajustes no Congresso para estar em sintonia com o pensamento do governo, da sociedade brasileira e dos parlamentares”, disse.

Ele reiterou que o plano deve ser aprovado até o início de novembro. “Podemos até votar antes. Na hora em que o relator disser que está em condições de entregar o relatório, e que houver um consenso, aí votamos. Mas, em novembro eu boto para votar independentemente de ter consenso”, afirmou.никас ценыseo на экспортnew casino game