by

Presidente do Inep é demitido; general pode assumir

O professor Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues foi demitido nesta terça-feira, dia 26 de março, do cargo de presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A portaria assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, informa a Agência Brasil.

A demissão acontece após o MEC cancelar a avaliação da alfabetização e recuar um dia depois da decisão. Rodrigues assumiu o cargo no dia 22 de janeiro, em substituição a Maria Inês Fini, que ocupava a presidência do Inep desde 2016.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o general Francisco Mamede de Brito Filho é cotado para assumir o cargo. Atualmente, ele é chefe de gabinete do órgão.

Em entrevista à TV Globo, ele afirmou que não há comunicação dentro do Ministério da Educação. “Foi um processo muito ruim, que mostrou a incompetência gerencial muito grande”, disse. Ele declarou que, em três meses de governo, não houve reunião de trabalho com o ministro da Educação, Vélez Rodrigues.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o ex-presidente do Inep, disse que “o Brasil precisa de um ministro da Educação que tenha responsabilidade de gestão, competência e experiência”.

Doutor em Engenharia da Produção e mestre em Administração de Empresas, Rodrigues foi professores da Fundação Getúlio Vargas.