by /0 comments

Primeiro dicionário de português está de graça na internet

Vocabulário portuguez e latino, de autoria do padre Raphael Bluteau, foi publicado entre 1712 e 1728

 

Divulgação

primeiro
Reprodução do livro

O primeiro dicionário da língua portuguesa já está disponível para consulta pública e gratuita na internet, informa a Agência Fapesp. O Vocabulário portuguez e latino, de autoria do padre Raphael Bluteau (1638-1734), foi digitalizado por alunos e professores do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP).

 

Os primeiros oito volumes que compõem o dicionário foram publicados entre 1712 e 1721. Juntaram-se a eles dois suplementos publicados entre 1727 e 1728, contendo mais de 5 mil vocábulos que não constavam nas edições anteriores.

No projeto da USP, um sistema de busca permite ao usuário navegar por meio de cada letra do alfabeto ou procurar uma palavra tanto na ortografia atual como na usada no século 18. “O dicionário é composto por cerca de 43,6 mil verbetes. Um exemplo é a palavra açúcar, que na época se escrevia ‘assucar’. Além de poder encontrar esse vocábulo por meio dessas duas formas, o usuário pode buscá-lo com acento e sem acento”, disse a coordenadora do projeto Dicionários no IEB, Márcia Moisés Ribeiro, ao repórter Thiago Romero.

Segundo a historiadora, a iniciativa contribui para a preservação da obra e para a divulgação do patrimônio cultural da língua portuguesa. “Além de evitar o excessivo manuseio das obras raras, esse tipo de projeto permite o encurtamento das distâncias, gerando uma economia para as pesquisas com o deslocamento dos profissionais, principalmente nas ciências humanas como história, sociologia e letras”, afirma.

Márcia informa ainda os próximos dicionários a serem digitalizados estão oTesoro de La Lengua Guarani (1639), de Antonio Ruiz Montoya, o Diccionario Histórico e Documental (1899), de Souza Viterbo, e o Diccionario da Lingua Portuguesa (1813), de Antonio de Morais Silva. “A digitalização dessas obras deve começar em maio e deverão estar on-line em um prazo de aproximadamente seis meses”, prevê.

O trabalho de digitalização de Vocabulário portuguez e latino durou cerca de um ano e meio e contou com apoio financeiro da Biblioteca Guita e José Mindlin.

Veja o Vocabulário portuguez e latino

Leia a matéria da Agência Fapesp

подобрать цветцерковь заготзерновский проезд 14free 10 pound