by /0 comments

Professor da educação básica será obrigado a terminar graduação em seis anos

A nova lei, aprovada quarta-feira pelo plenário da Câmara, segue agora para a sanção presidencial
Os professores da educação básica com formação em nível médio terão agora um prazo máximo de seis anos para concluírem o curso de licenciatura de graduação plena. A nova lei, aprovada quarta-feira pelo plenário da Câmara, segue agora para a sanção presidencial.

Segundo a Agência Câmara, o prazo de seis anos contará da posse na rede pública e será válido para os professores com nível médio na modalidade normal (sem curso técnico).

O texto prevê exceção à exigência de curso superior para os professores com ensino médio, na modalidade normal, que já estejam trabalhando na rede pública, em creches, na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental na data da publicação da futura lei.

Caberá à União, aos estados e aos municípios adotar mecanismos para facilitar o acesso e a permanência dos professores nos cursos superiores. Um dos incentivos será a concessão de bolsa de iniciação à docência.

Para outros trabalhadores em educação, com curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim, o texto aprovado prevê formação que inclua habilitações tecnológicas. Essa formação continuada poderá ocorrer no local de trabalho ou em instituições de educação básica e superior.telephone interpreter servicevideo translation servicesmoney slots free