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Professores usam tecnologia, mas falta capacitação e infraestrutura

Cerca de 82% dos professores de escolas públicas brasileira produzem conteúdo usando recursos educacionais digitais, mas menos de um terço têm a sala de aula como principal local de uso dessas tecnologias. As causas desta diferença são os poucos programas de capacitação e a falta de infraestrutura da escola. É o que constata a pesquisa Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Educação 2014, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), na segunda-feira, dia 21.

O uso da internet para publicação ou compartilhamento de conteúdos próprios a serem utilizados com os alunos é feito por 28% dos professores de instituições públicas de ensino, um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2013.

 Formação de professores

Cerca de 67% dos professores de escolas públicas declaram que aprenderam sozinhos a utilizar computador e Internet, enquanto 57% fizeram cursos de formação específicos sobre as TIC.

Entre os profissionais que fizeram cursos, 74% pagaram do próprio bolso e apenas 29% receberam capacitação oferecida por secretarias de educação ou outros órgãos de governo.

Entre os professores de escolas públicas com formação universitária, 37% cursaram uma disciplina específica sobre o uso do computador e da internet durante o Ensino Superior.

Outro dado relevante sobre a apropriação das tecnologias entre os professores é o crescimento do uso dos dispositivos móveis para acesso à Internet: entre os professores de escolas públicas, 64% acessam a rede por meio do celular; proporção era de apenas 36% em 2013.

 “Embora a infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação esteja avançando nas escolas brasileiras, o seu uso, bem como a sua apropriação nas práticas pedagógicas, ainda representa um desafio para projetos educacionais e políticas públicas”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

 Conexão sem velocidade

Em 2014, 41% das escolas públicas a conexão com a internet era de até 2 Megabits/s de velocidade, segundo a pesquisa. Em 2013, essa proporção era de 50%. Nas escolas privadas, 21% da instituições que têm conexão limitada a até 2 Megabits/s.

A TIC Educação 2014 aponta estabilidade na proporção de escolas de áreas urbanas com acesso à Internet: 93% daquelas que possuem computadores estão conectadas à rede, sendo 92% nas escolas públicas e 97% nas escolas privadas.

Quanto aos equipamentos presentes na escola, a proporção de instituições com computadores móveis e tablets também é crescente: 79% das escolas públicas possuem computador portátil (em 2013 eram 73%) e 29% tablets (em 2013 eram 11%).

“Apesar de avanços verificados nos últimos anos, a velocidade de conexão ainda é uma das principais barreiras, especialmente se considerada a necessidade de uso simultâneo de equipamentos em uma mesma escola”, afirma Barbosa.

Alunos tecnológicos

Na edição de 2014, a pesquisa TIC Educação identificou que as novas tecnologias estão mais presentes no cotidiano dos alunos das escolas brasileiras, mas esse contato nem sempre se dá no ambiente da escola. São usuários de Internet 87% dos alunos de escolas públicas urbanas.

Entre os usuários, a proporção de alunos de escolas públicas urbanas que acessam a Internet por meio de telefones celulares chega a 79%.

Apesar do crescimento do acesso à Internet entre os alunos, somente 41% dos estudantes de escolas públicas usuários de Internet fizeram uso da rede na escola, sendo que o principal local de acesso segue sendo o seu domicílio (77%).

Conduzida desde 2010, a TIC Educação investiga o uso e a apropriação dos computadores e da Internet nas escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio, localizadas em áreas urbanas. O levantamento foi realizado em 930 escolas no período de setembro de 2014 a março de 2015 e ouviu 930 diretores, 881 coordenadores pedagógicos, 1.770 professores e 9.532 alunos.

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