by /0 comments

Professores usam blogs para ensinar e motivar os alunos

Reportagem publicada em O Estado de S. Paulo destaca que é preciso também atualização constante e cuidados com a segurança

Reportagem publicada no Jornal da Tarde e em O Estado de S. Paulo nesta segunda-feira, dia 20, mostra duas experiências de sucesso no uso de blogs para melhorar o aprendizado dos alunos. E destaca que é preciso também um trabalho de motivação, atualização constante e cuidados com a segurança.

No colégio São Luis, em São Paulo, o uso do blog da professora de língua portuguesa Roberta Ramos para fazer exercícios gramaticais despertou o interesse dos alunos após ela promover um estratégia simples: fazer desafios gramaticais no blog sem avisar a data. O aluno que enviasse a resposta primeiro, ganharia um chocolate da professora.

“Quando tive a idéia achei que poucos acessariam. Mas o mistério e a competição fez os alunos acessarem freqüentemente o blog. O bom é que todos passaram a resolver os exercícios, já que não têm como saber a ordem de acesso. Só no dia seguinte, em aula, é que divulgo o resultado”, disse a professora à repórter Maria Rehder

Professora há 22 anos, Roberta diz que alunos que não se interessavam pela matéria se tornaram freqüentadores assíduos do seu blog. “Tenho um aluno que era bem desinteressado. Agora ele sempre ganha o desafio por ser o primeiro a postar as respostas. Isso mudou a postura dele em classe”, disse.

Já o professor de matemática Mauricio Orlando, do Colégio Pentágono, também em São Paulo, faz plantões online e cria espaço no blog para que os alunos publiquem desafios para os colegas resolverem, além de divulgar exercícios extras. Conhecido como Dum Dum, ele dá aulas há 26 anos e destaca a importante da tecnologia na educação.

“Hoje em dia o professor não pode mais ignorar a tecnologia. Mais do que isso, ele tem de aproveitar o interesse que ela desperta para atrair a atenção dos alunos. Segundo ele, a participação dos alunos está aumetando. “Os alunos passaram a indicar sites relacionados a matemática no meu blog e alguns se tornaram usuários assíduos”, disse.

Para a professora Rosemeire Batista de Araújo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Carlos, em São Miguel Paulista, só o blog não irá motivar os alunos. “Se engana o professor que acha que basta criar um blog para os alunos acessarem. É preciso um trabalho de motivação em sala de aula, atualização constante e principalmente cuidado com as questões de segurança”, afirmou ela ao jornal.

O psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da organização SaferNet, que monitora crimes pela internte, recomenda atenção de país, professores e aluno. “Se o blog traz exercícios de professores da USP, por exemplo, ter o logo da instituição não basta. O pai dever acessar o site da universidade e checar se os autores fazem parte mesmo da universidade”, afirmou.

O blog auladaroberta

Blogando no Pentágono

Leia no Estadão

Leia no JT

косметика онлайнвзлом страницы в одноклассникахonline english games