by /0 comments

Projeto cria software educativo de incentivo à leitura

Idéia também é transmitir noções de cidadania e preservação ambiental

Um software educativo com tecnologia nacional que incentive a leitura, resgate a cultura, desperte a consciência sobre a preservação do meio ambiente e transmita conceitos de cidadania. Este é um dos objetivos do projeto Bichos da Mata, que reúne dez programas de computador, um portal de internet e um livro.

O projeto, que está sendo desenvolvido pela Giga Software, vai estimular as crianças a desenvolverem suas próprias histórias no formato de gibi ou livro. Elas contarão com apoio de vários personagens: seis animais da Mata Atlântica ameaçados de extinção, uma gata, um cachorro e seis pessoas representando todas as etnias. O software terá um comando de leitura, que permitirá ouvir a história criada. Além disso, será possível ainda publicar a história no portal da Giga.

Segundo a proprietária da Giga, Gislene Antunes, a idéia é criar um conteúdo pedagógico mais representativo da cultura brasileira. “Cerca de 90% desses programas são importados, o que significa que o conteúdo pedagógico, muitas vezes, não traz informações características da nossa realidade”, diz. Para ela, “como tudo na vida das pessoas é contado por meio de histórias, o projeto vai instigar a leitura de livros por se tratar de uma ferramenta pedagógica”.

A Giga, que integra a Incubadora Educacional de Santo André (SP), também recebeu apoio da Prefeitura de Santo André, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, do Sebrae-SP e Universidade Federal do ABC (UFABC).

A previsão é que o portal esteja pronto ainda em agosto, com jogos e passatempos educacionais. Em setembro, será lançado um livro institucional para apresentar o projeto. A expectativa da empresa é lançar o software até o final do ano.

апостол мунтянменю никасдетский настольный футбол цена