by

Projeto sobre Portinari ganha XI Prêmio Arte na Escola Cidadã

A educação de jovens e adultos iluminadas pela obra de um dos mais importantes pintores brasileiros: Cândido Portinari

Há mais de cem anos nascia um artista brasileiro que entrou para a história do país como um fiél documentarista do cotidiano popular; principalmente, na rotina dos lavradores, durante o ciclo do café. Seu olhar sútil e sensível transformou em arte a realidade do campo. Até hoje, suas obras são usadas nas discussões sobre direitos humanos e reforma agrária. Fala-se de Cândido Portinari.

O trabalho do artista inspirou uma professora do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, em Jundiaí, que conseguiu atrair jovens e adultos de volta à sala de aula, com o projeto “Portinari”.

Para o projeto, foi trabalhada toda a questão histórica da passagem do café, suas implicações geográficas e sociais, e de que forma isso se deu na cidade de Jundiaí. Além dos alunos terem aprendido noções básicas de pintura, como a composição das cores e técnicas de luz e sombra.

O trabalho, realizado em 2009, recebeu, recentemente, o prêmio Arte na Escola Cidadã, na categoria EJA. Fruto de uma parceria entre o instituto Arte na Escola e o SESI, o prêmio homenageia projetos de arte-educação de escolas públicas ou particulares de todo o país.

Matéria do Canal Futura.