by

Protagonistas da sociedade, estudantes trocam saberes

Congresso para jovens – ICLOC JOVEM – explora trabalhos realizados nas escolas. O Objetivo é promover trocas entre alunos da rede pública e particular

Protagonistas da sociedade – A adolescência é um período de criatividade. Nestes anos de efervescência, os jovens são tomados por estímulos, dúvidas e ambições. No ambiente escolar não é diferente, e é ali que muitas vezes eles dão asas a sua imaginação, com projetos inovadores dentro e fora da sala de aula.

Com o intuito de promover essas iniciativas, há três anos é realizado o ICLOC JOVEM, um congresso cujo foco são as produções de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II até o 3º ano do Ensino Médio. No encontro, os jovens podem trocar experiências, refletir e apresentar trabalhos marcantes.

O evento é comandado por duas referências na formação inicial e continuada de professores: o Instituto Singularidades e o Instituto Cultural Lourenço Castanho. A ideia deriva do ICLOC, um dos principais congressos de troca de práticas de sala de aula no país, porém voltado aos professores.

O ICLOC JOVEM busca atingir o maior número possível de jovens estudantes. Por conta disso, tanto alunos da rede pública como da privada e terceiro setor podem se inscrever. A edição deste ano, que ocorre no dia 07/10 no Instituto Singularidades e na Escola Fernão Dias, em Pinheiros, já tem 71 trabalhos inscritos. Deste número, 33% vem de alunos de escolas públicas.

Exemplos de produções sérias e inovadoras realizadas por adolescentes não faltam. Na edição do ano passado, temas polêmicos como o cyberbulling, a cultura do estupro e os assentamentos urbanos foram abordados e renderam boas discussões.

Para esta edição, os campos da história, educação, ciências sociais, saúde e tecnologia concentraram o maior número de trabalhos.  Haverá mesas sobre a Guerra na Síria, corrupção no Brasil, acesso à internet, feminismo e muitos outros temas, indicando que os jovens de hoje em dia estão antenados sobre os assuntos da sociedade.

A organização separa blocos de quatro projetos com pontos em comum, que são debatidos em salas. Os estudantes têm vinte minutos para apresentar o trabalho e dez para discussão com o público.

Eventos como o ICLOC JOVEM são instrumentos democráticos. Buscando diminuir as barreiras, colocam os jovens como cidadãos ativos, reconhecendo sua voz e valorizando a inovação e a pesquisa durante o período escolar.

O 3º ICLOC JOVEM será realizado no Instituto Singularidades e também, simultaneamente, na Escola Fernão Dias no dia 07/10/2017, no período das 8h00 às 18h00. As inscrições para assistir as apresentações podem ser feitas por este link!

Instituto Singularidades: Rua Deputado Lacerda Franco, 88 -Pinheiros-SP
E.E Fernão Dias: Av. Pedroso de Morais, 420 -Pinheiro-SP

Saiba mais, acessando o link

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone