by

Prova Brasil será feita por todos os alunos do ensino médio em 2017

Todos os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas e privadas farão em 2017 a Prova Brasil (avaliação de português e matemática). Com a mudança, informa o Ministério da Educação, todas as escolas terão resultados individuais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que também mede a progressão escolar.

O exame será no segundo semestre, mas o MEC ainda não definiu a data. No ensino fundamental a Prova Brasil já é feita em todas as escolas para o 5° e 9° anos.

Prova Brasil e Ideb

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o Ideb do ensino médio deve substituir a divulgação dos resultados por escola do Enem.

O repórter Paulo Saldaña entrevistou dois ex-presidentes do Inep sobre as mudanças. Para Reynaldo Fernandes, um dos criadores do Ideb, a decisão é positiva. “Com uma prova universal no ensino médio, as escolas vão ganhar [recebendo os dado]”, diz.

Na opinião de Francisco Soares, que integra o Conselho Nacional de Educação, os alunos do fundamental das escolas particulares também deveriam participar. “Seria ainda mais interessante que mais escolas particulares do ensino fundamental participassem da Prova Brasil”, disse ao jornal.

O MEC não informou sobre os custos da aplicação da prova, nem como irá convencer as escolas particulares a participarem da prova.

Com a mudança, é prevista a participação de mais de 7,5 milhões de estudantes, segundo o Inep. Desses, 2,4 milhões são alunos do 3º no do médio em unidades públicas e privadas e o restante são alunos do 5º e 9º anos.