by /0 comments

Publicação auxilia escola pública a trabalhar o Prova Brasil

Material produzido pelo Cenpec ajuda professores e alunos a entender e trabalhar os resultados da avaliação nacional realizada pelo governo federal

As escolas públicas de todo o Brasil vão receber em breve um importante instrumento de reflexão sobre as avaliações do sistema educacional brasileiro do ponto de vista pedagógico. O Cenpec, em parceria com a Fundação Tide Setúbal, lançou no final de outubro a publicação “Prova Brasil na Escola”, um material que ajudará professores e alunos a entender e trabalhar os resultados da avaliação nacional realizada pelo governo federal, que mede o desempenho dos estudantes de 4ª e 8ª série em língua portuguesa e matemática. O trabalho já está disponível na internet.

“Os resultados do Prova Brasil sempre foram analisados por sociólogos e economistas e renderam dados importantes, resultando em índices. Só que os professores nunca souberam muito bem o que fazer com os resultados da Prova Brasil. Por isso, fizemos a publicação pensando no lado pedagógico da avaliação”, disse a assessora da coordenação do Cenpec, Maria Amábile Mansutti, em matéria publicada no site Educarede. “A questão é: uma vez que as avaliações externas vieram para ficar, melhor entender o que são de fato, o que avaliam e, principalmente, como tirar vantagens para o trabalho em sala de aula”.

Em artigo publicado no site da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Maria Alice Setúbal e Maria Alice Setubal, presidente e coordenadora do Cenpec, dizem que a publicação “representa um primeiro ensaio que visa informar, esclarecer e orientar professores interessados em compreender como as avaliações externas podem ser aliadas do trabalho realizado junto aos alunos e alunas”.

De acordo com elas, a colaboração dos professores, coordenadores e diretores das escolas foi fundamental para a realização do trabalho. “Posto que praticamente já atingimos a universalização, a qualidade da educação assume um sentido de urgência democrática. Lutar para melhorar a qualidade do ensino básico significa mais qualidade para todos, portanto, uma nova qualidade em uma sociedade que coloca a educação como direito de cidadania”, dizem elas no artigo.

A publicação “Prova Brasil na Escola” será impressa e distribuída pelo Ministério da Educação, pela Undime, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A primeira avaliação do Prova Brasil foi aplicada em 2005, em 40 mil escolas da zona urbana. Mais de 3 milhões de alunos participaram. Nesse ano, cinco milhões de alunos são avaliados.

Clique para ler o Prova Brasil na Escola

Leia o texto de Maria Alice Setúbal e Maria do Carmo Brant de Carvalho

гитара детская музыкальнаяроботи праймтамбов подъемникиплунжерные