by /0 comments

Questões do Enem foram vazadas no pré-teste da prova

“Estamos achando que tivemos acesso [às questões do Enem deste ano] sem saber, por meio das questões pré-testadas”, disse o diretor do colégio que fez um simulado com pelo menos 9 questões idênticas às do Enem
A assessoria de comunicação do Ministério da Educação informou que as questões do Enem de 2011, idênticas ao simulado feito pela escola Christus, do Ceará, vazaram do pré-teste do exame aplicado em outubro de 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

De acordo com a Agência Brasil, a prova do Enem é composta por questões que integram um banco de itens do Inep. Antes de entrar para esse banco, cada questão passa por um pré-teste, que avalia se o item é válido ou não. Os alunos que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e devolvem o material ao Inep, que é incinerado. Ou seja, os alunos do 3° ano do ensino médio da escola não poderiam ter ficado com o caderno de questões.

O diretor do colégio, Davi Rocha, disse à agência de notícias do governo federal que a escola mantém um banco de questões de vestibulares e concursos que são usadas para a confecção de material didático e preparatório. Ele reconhece que essas questões podem ter sido repassadas a esse banco de dados.

Ele garantiu que o colégio não teve acesso antecipado ao conteúdo do Enem. Segundo Davi Rocha, a “coincidência” pode ter sido causada pela metodologia empregada para a confecção do teste. “Estamos achando que o banco de questões da escola foi alimentado por perguntas pré-testadas”, disse.

De acordo com Rocha, alguns alunos do colégio participaram do último pré-teste e podem ter apresentado as questões a seus professores. Estes professores podem ter incluído essas perguntas no banco de dados da escola.

“Estamos achando que tivemos acesso [às questões do Enem deste ano] sem saber, por meio das questões pré-testadas. Os alunos podem ter retirado essas questões dos pré-testes e submetido aos examinadores do colégio”, afirmou o diretor.

A Polícia Federal está investigando o caso. O MEC estuda anular a prova do Enem dos 639 estudantes da escola cearense.о отзывыпланшеты 2013 года рейтингстоматология в москве недорого