by /0 comments

Racha nos partidos aliados do governo emperra votação do Plano Nacional de Educação

A votação do parecer do projeto será retomada nesta quarta-feira, mas a votação dos 157 destaques deve acontecer somente no dia 12 de junho
Uma divisão entre os partidos políticos que integram a chamada base aliada do governo federal sobre o investimento em educação está emperrando a votação do Plano Nacional de Educação na comissão especial da Câmara.

A votação do parecer do projeto será retomada nesta quarta-feira e mesmo que a comissão consiga votar o relatório ainda será necessário votar os 157 destaques, o que deve acontecer somente no dia 12 de junho. A matéria ainda precisará ser votada no plenário e no Senado.

A Agência Brasil informa que nos bastidores, parlamentares e membros de entidades da sociedade civil dizem que o governo atrasa a votação para tentar unificar os votos dos deputados da base.

A polêmica continua em torno da meta de investimento em educação. O relatório prevê que, no prazo de dez anos, se amplie o financiamento dos atuais 5,1% para 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Parte dos parlamentares da comissão especial e ongs pressionam para que esse índice seja de 10%.

“A base está rachada, por isso eles estão protelando a votação”, disse o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

O presidente da comissão, deputado Lelo Coimbira (PMDB-ES), reconhece que “existe uma inquietação” sobre o tema do financiamento.

O relator Ângelo Vanhoni (PT-PR) disse que ainda “há conversas” em curso sobre a meta de financiamento e que “alguma coisa nova pode acontecer nos próximos dias”. Para a Agência Câmara, a frase sinaliza que o governo pode aumentar o limite de investimento de 7,5% do PIB.

A deputada Dorinha Rezende (DEM-TO) acusa o governo de tentar “enquadrar os deputados” favoráveis aos 10% e cobrou coerência. “No PNE de 2001, o PT apresentou emenda para 10% e quem apresentou a defesa foi o próprio (Aloizio) Mercadante (atual ministro da Educação)”, disse.ооо полигон адрескупить детскую машинкуигрушки на годик