by

A reforma do Ensino Médio irá mudar o cenário dos cursos técnicos?

Alunos e professores do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo participam de reportagem sobre ensino técnico profissionalizante no programa de Olho na Educação, da TV Cultura, exibido dia 27 de setembro de 2018. Veja a reforma do ensino médio.

Reforma do ensino médio

O Liceu de Artes e Ofícios, avaliado pelo Enem como a melhor escola técnica do Brasil, já adota a proposta da reforma do ensino médio de formação técnica e profissional como um dos cinco itinerários formativos. Oferece cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio de Multimídia e Eletrônica (grátis); Ensino Técnico Concomitante ao Médio de Automação Industrial, Edificações e Desenho de Construção Civil (grátis) e Ensino Médio (pago).

No modelo integrado, o aluno faz os dois cursos ao mesmo tempo. Já no modelo concomitante, o estudante cursa o ensino médio normal em um período (em qualquer escola) e o técnico em outro período. Nos dois casos, ele sai com o diploma dos dois cursos. Todos os currículos dos cursos técnicos são voltados para o mercado de trabalho e profissões carentes de profissionais capacitados.

Vilson Cardoso, aluno do técnico em eletrônica, diz que o curso o ajudou a escolher a graduação na universidade. “Além de me sentir preparado para entrar no mercado de trabalho e para a minha carreira, o curso me ajuda a conhecer o que é eletrônica, já que pretendo fazer engenharia eletrônica”, afirma.

O curso técnico de multimídia oferece como campo de atuação produtoras de áudio, vídeo e internet, empresas que desenvolvem conteúdos para educação à distância e automação de mídias interativas. Natália Cavalcanti é ex-aluna do Liceu e hoje trabalha como auxiliar nos laboratórios de multimídia da escola. Ela lembra a importância do curso para a sua formação. “Eu faço faculdade de rádio e TV e quando entrei já conhecia praticamente tudo do curso. O curso técnico não ensina apenas para o vestibular, mas para a vida também”, afirma Natália.

Neste segundo semestre, o Liceu de Artes e Ofícios lançou o Liceu Tech, unidade com cursos de tecnologia de última geração: Internet das Coisas, Lógica Programável e Projetos de Placas de Circuito Impresso. Estes cursos são abertos e podem ser feitos por qualquer pessoa. O coordenador de inovação e tecnologia do Liceu Tech, Alessandro Cunha, explica que o objetivo é priorizar “áreas com uma grande carência de profissionais capacitados em soluções de tecnologia avançada”.

Liceu de Artes e Ofícios lança o LICEU TECH com cursos de tecnologias avançadas