by /0 comments

Roraima está com déficit de professor e falta de merenda

A Secretaria da Educação do Estado admite à Folha de Boa Vista que existe carência de professores nas disciplinas de Química, Física e Biologia

Duas reportagens publicadas nesta quarta-feira, dia 18, no jornal Folha de Boa Vista informam que Roraima está sofrendo com um déficit de professores especialistas e problemas com o repasse dos recursos para a merenda escolar.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter), Ornildo Roberto, disse à repórter Luany Dias que em uma pesquisa realizada pelo sindicato, os alunos apontaram o déficit de professores nas escolas estaduais do interior e da capital. De acordo com ele, a Secretaria de Educação do Estado faz contratações de professores horistas, o que seria ilegal.

“Entendemos que o governo tem que fazer concurso. É geral a falta de professores em todo o Estado. No interior, você vê professores dando aula de duas e até três disciplinas. Às vezes, os professores fazem isso não é porque eles querem ganhar, fazem isso por sentirem dó dos nossos alunos, que são penalizados”, disse o sindicalista.

O jornal relata que recebeu uma mensagem de um morador do Sul do Estado dizendo que “tem escola de ensino médio que até a presente data está sem professores de disciplinas de áreas específicas”.

A Secretaria da Educação, Cultura e Desportos (Secd) admitiu que existe carência de professores, principalmente nas disciplinas de Química, Física e Biologia e informou que já realizou um concurso público para contratar 88 professores. Destes, 57 tomaram posse.

A pasta informa ainda que a função do professor horista está regulamentada em lei em casos de professores afastados por licença médica, por interesse particular, entre outras situações. Apenas este ano, a Secd afirma que atendeu a 567 solicitações de afastamento de professores.

Merenda

De acordo com a reportagem, pelo menos 11 mil alunos de ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) das escolas estaduais em Boa Vista não estão comendo a merenda, apesar dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação estarem sendo feitos desde março. O valor total repassado, até agosto, foi de quase R$ 300 mil, sem contar a merenda dos alunos do EJA.

A assessoria de comunicação da Secretaria informou que a merenda está sendo distribuída nas escolas de ensino médio do interior e que já assinou a autorização para que o Departamento de Apoio ao Educando (DAE) faça a distribuição nas unidades do ensino médio e EJA da capital. A assessoria da Secd alegou que não distribuiu a merenda antes porque aguardava um parecer técnico favorável da Procuradoria Geral do Estado.

O presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar (Ceae), Ubiratan Rocha, que já denunciou o fato ao Ministério Público, disse que a justificativa não convence, já que uma medida provisória, editada no início do ano, já garantia a merenda aos alunos do ensino médio. “A merenda para esses alunos está garantida por lei e os repasses já estão sendo feitos ao Governo do Estado”, afirmou ao jornal Folha de Boa Vista. Ubiratan Rocha acusa ainda a falta de nutricionistas e informou que as duas profissionais cadastradas não estão trabalhando, uma por motivo de saúde e a outra se encontra em licença-maternidade.

O presidente do Ceae denunciou ainda que a empresa que distribui os gêneros alimentícios nas escolas do interior não está recebendo as verbas da autarquia ligada ao Ministério da Educação . “A empresa que ganhou a licitação recebeu apenas uma parte dos recursos. A contrapartida do governo do Estado não foi repassada para atender as escolas do interior”, disse.

A Secretaria de Educação informou que uma nova nutricionista será convocada e garantiu que a merenda está sendo entregue no interior. No entanto, destaca o jornal, a pasta não informou se a Secretaria da Fazenda está pagando a empresa que distribui a merenda.

A rede estadual de Roraima atende mais de 80 mil alunos em 351 escolas.

Leia a reportagem da Folha de Boa Vista

михаил безлепкин сотрудникакции в стоматологииветровка для девочки купить интернет