by /0 comments

Sai a primeira chamada do Sisu

A matrícula precisa ser feita entre os dias 18 e 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.
O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já pode ser consultado em http://sisu.mec.gov.br/selecionados, nas instituições participantes e no telefone 0800-616161.

A Agência Brasil informa que a matrícula precisa ser feita entre os dias 18 e 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.

Ao todo, 1.949.958 inscritos disputaram as 129.319 vagas em 3.752 cursos. Participaram 101 instituições públicas de educação superior.

De acordo com o Ministério da Educação, houve um crescimento de 11% em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos.

No caso de notas iguais, o desempate é feito pelos critérios de maior nota obtida na redação; maior nota de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota de matemática; maior nota de ciências da natureza; maior nota de ciências humanas.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações e tiverem interesse em concorrer às vagas remanescentes precisam manifestar o interesse no site do Sisu.

A participação na lista de espera pode ser feita apenas na primeira opção de vaga. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

Nesta segunda-feira, no programa semanal Café com a Presidenta, Dilma Rousseff lembrou que a Lei de Cotas já vale para a seleção deste ano. Segundo a agência de notícias do governo federal, 43 universidades e 40 institutos federais reservaram pelo menos 12,5% das vagas para estudantes de escolas públicas, alunos de baixa renda, negros e índios.

Ela destacou ainda a concessão de bolsas para os alunos cotistas. “A partir do primeiro semestre do curso, vamos pagar uma bolsa de R$ 400 para os alunos cotistas com renda familiar até um salário mínimo e meio por pessoa e jornada igual ou superior a cinco horas diárias. Essa bolsa vai ser renovada de acordo com o desempenho do aluno no curso. Se ele se dedicar e alcançar bons resultados, ele vai receber esse apoio do governo durante todo o curso”, disse a presidenta.

A presidenta lembrou ainda que as inscrições para o ProUni em 2013 começam na próxima quinta-feira (17). Todos os alunos que fizeram o ensino médio em escola pública e que tenham renda familiar até três salários mínimos por pessoa podem concorrer, desde que tenham participado do Enem.wobs.uasovetneg.ruизготовление лепнины из гипса