by /0 comments

São Paulo promete gastar R$ 5,5 bilhões em lousa digital, tablet e formação pedagógica

O secretário de Educação do Estado de São Paulo criticou a distribuição de tablets sem projeto pedagógico. “Não acredito em distribuir computador para aluno; isso é ação eleitoral e não dá absolutamente nenhum resultado”, afirmou.

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, prometeu lançar nos próximos dias uma parceria público-privada de R$ 5,5 bilhões, em dez anos, para colocar lousa digital e tablets em todas as salas de aula e formar professores.

O jornal O Estado de S. Paulo destaca que iniciativa foi anunciada poucas semanas depois de o Ministério da Educação também anunciar 600 mil tablets para professores de ensino médio das escolas públicas.

O pacote de ações inclui a reforma das escolas para a instalação dos equipamentos, a adequação do currículo aos aparelhos e a formação dos professores para lidar com as novas tecnologias. “É um conjunto de ações em que os instrumentos em si não são o mais caro. O núcleo duro é a capacitação do docente para lidar com essa tecnologia e usá-la para pegar o currículo da rede e ter uma interação mais próxima com os estudantes”, afirmou o secretário à repórter Mariana Mandelli

Sem citar o projeto do MEC, o secretário criticou a distribuição de tablets sem projeto pedagógico. “Da forma como está sendo feito, o Estado de São Paulo não fará. O tablet não pode ser por si só o salvador da pátria. Não acredito em distribuir computador para aluno, não acredito em distribuir tablet para cima e para baixo. Para mim, isso é ação eleitoral e não dá absolutamente nenhum resultado”, afirmou.

O jornal ouviu uma especialista sobre o uso da tecnologia na educação. “Uma lousa digital não garante aula melhor. O professor precisa ter clareza das possibilidades dessa ferramenta”, afirmou a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfelder.

михаил безлепкин фотолобановский харьков классвинтовой компрессор высокого

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone