by /0 comments

Secretaria municipal de Educação de São Paulo promete 4,6 mil bicicletas escolares

Uso será opcional e todos os pais terão de concordar por escrito, informa o jornal O Estado de S. Paulo

A secretaria municipal de Educação de São Paulo promete lançar nos próximos dias um projeto para colocar 4,6 mil bicicletas à disposição dos alunos dos 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs). Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, monitores serão contratados para acompanhar os alunos no trajeto em um sistema de comboio.

O projeto é destinado para alunos entre 10 e 14 anos, que estudam entre o 6º e o 9º ano. “Queremos que seja não um projeto apenas de transporte, mas também de educação. A ideia é termos uma mistura de aprendizagem sobre trânsito, meio ambiente e trabalho em grupo”, disse o secretário Alexandre Schneider ao repórter Rodrigo Burgarelli.

O projeto será dividido em quatro fases. A primeira, que já está sendo executada, é a instalação de mais de mil paraciclos – estruturas para guardar a bicicleta – nas escolas municipais. A segunda fase – planejada para o início do ano letivo de 2012 – é utilizar material reciclável para os alunos construírem parte das bicicletas. A terceira etapa engloba educação de trânsito e aulas de equilíbrio. Cada criança ganhará um certificado ao concluir a aula. A última fase é o transporte casa-escola-casa, até meados do ano que vem.

O jornal informa que o uso da bicicleta será opcional e todos os pais terão de concordar por escrito. “Tudo isso vai ser feito com muito cuidado e zelo, coordenado com os órgãos de trânsito. Como são alunos de CEU, normalmente já moram mais próximos da escola”, disse o secretário.

Ele disse que se inspirou em experiências internacionais e na sua própria experiência. Schneider contou que duas vezes por semana pedala os 10 km que separam sua casa do trabalho. “Quem anda de bike em São Paulo percebe que, se você está em grupo, o respeito no trânsito é muito maior que sozinho.”

O valor total do projeto deverá ser de cerca de R$ 2 milhões por ano. “Vamos deixar tudo formatado para que, se a gestão seguinte quiser, o projeto possa até ser ampliado”, afirmou Schneider. Os monitores e a montagem das bicicletas serão contratados por meio de convênio com entidades de ciclistas.

скульптурынабор кистейшапка и снуд для девочки купить