by /0 comments

Secretários municipais de educação recebem orientações para início da gestão

O Caderno Orientações ao Dirigente Municipal de Educação: fundamentos, políticas e práticas e a Agenda dos Cem Primeiros Dias serão entregues agora em janeiro

Os secretários de educação dos mais de 5,5 mil municípios que assumiram os cargos agora em janeiro de 2009 estão recebendo o caderno Orientações ao Dirigente Municipal de Educação: fundamentos, políticas e práticas e a Agenda dos Cem Primeiros Dias. O trabalho foi preparado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

De acordo com a presidente da Undime, Justina Iva de Araújo Silva, um secretário leva no mínimo seis meses para se apropriar do trabalho. Nos cem primeiros dias, por exemplo, a agenda relaciona as providências que devem ser tomadas para o início do ano letivo, o que deve ser verificado no orçamento, a organização administrativa e pedagógica da rede escolar e medidas a adotar em curto e médio prazos.

Com 250 páginas, o caderno aborda o relacionamento institucional, as competências do gestor e faz indicações sobre uma série de áreas, entre elas, gestão, planejamento, financiamento, programas. O principal objetivo, diz Justina, é auxiliar o gestor para que ele desempenhe a missão de garantir o direito à educação de qualidade na escola pública.

Para os prefeitos, a Undime preparou um informativo que aborda de forma resumida os conteúdos da agenda e do caderno. Prefeitos e secretários de educação receberão também um registro da gestão que se encerra, que a Undime chama de memorial.

O documento é um relatório das ações desenvolvidas nos últimos quatro anos e o que foi programado no Plano de Ações Articuladas (PAR), que é o planejamento do município para cinco anos (2007-2011).

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo do memorial é evitar o abandono das ações planejadas pelo município em diversos programas, especialmente a formação de professores e construção de creches e pré-escolas.

As publicações servirão de base para a realização dos Fóruns Estaduais da Undime e do 12º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que acontecerá entre 4 a 7 de maio de 2009, em Curitiba.

O site da Undime

seo на экспортжемчужное кольециклевка паркета без пыли частный мастер