by /0 comments

Segundo colocado na eleição será o novo reitor da USP

O diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, João Grandino Rodas, foi o escolhido pelo governador José Serra. É a primeira vez desde a ditadura militar que o primeiro da lista tríplice não é o reitor. Ouça a entrevista do novo reitor concedida à Agência USP

O diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, João Grandino Rodas, é o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Ele ficou em segundo lugar nas eleições realizadas quarta-feira.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, ele era o preferido do governador José Serra. É a primeira vez desde a ditadura militar o primeiro da lista tríplice não é nomeado reitor. O primeiro colocado nas eleições foi o cientista Glaucius Oliva.

O jornal informa que a avaliação no governo foi de que a decisão não trará prejuízos políticos, já que Oliva venceu a eleição, mas não obteve a maioria dos votos (faltaram dois entre os 320 eleitores).

O Estadão relata ainda que Rodas é bem visto por secretários e assessores do governo e que proximidade de Oliva com a atual reitora Suely Vilar foi um dos motivos que o deixaram de fora.

O presidente da Associação dos Docentes da USP (Adusp), João Zanetic, disse aos repórteres aos repórteres Julia Duailibi, Renata Cafardo e Alexandre Gonçalves esperar que “as discussões durante a campanha sobre mais recursos para estudantes, a carreira dos professores ou a renovação do corpo docente gerem mudanças concretas que tornem a universidade mais democrática”.

Na opinião da coordenação do Diretório Central dos Estudantes da USP (DCE-USP), Débora Manzano, “Rodas é claramente o candidato do Serra para defender as políticas do governo”.

O currículo de Rondas, de acordo com o a assessoria de imprensa da reitoria, mostra que ele possui graduação em Pedagogia pela USP (1969), em Direito pela USP (1969) e em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas (1970).

É mestre em Diplomacia pela Fletcher School Of Law And Diplomacy (1985), mestre em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1970), mestre em Direito pela Harvard University (1978), doutor em Direito pela USP (1973) e livre-docente pela USP (1976).

Ouça a entrevista do novo reitor concedida à Agência USP

Написание новостей для сайтамультик про игрушкиno deposit money

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone