by /0 comments

Semana Mundial do Brincar é comemorada em SP

De 24 a 31 de maio vários países ao redor do mundo comemoram a Semana Mundial do Brincar. O movimento foi criado pela Aliança pela Infância, uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com a infância. O incentivo ao brincar, o consumo consciente, o uso cuidadoso das tecnologias e das novas mídias, a educação, a nutrição, a inclusão e a cultura de paz são alguns dos temas que fazem parte de sua área de atuação.

“Acreditamos que o brincar é uma poderosa ferramenta para obtenção da cultura de paz, pois, ao brincar, a criança aprende a se relacionar com o outro”, afirma Maria Alice Proença assessora pedagógica do Colégio Pentágono. Durante toda a semana, os alunos da educação infantil vão aprofundar as brincadeiras relacionadas aos temas dos conteúdos pedagógicos, como os animais, a moradia e o fundo do mar. Além do resgate das brincadeiras tradicionais: corre-cotia, passa anel, coelhinho sai da toca, entre outras, tão importantes para a interação com o grupo e, consequentemente, a promoção da cultura de paz.

Um pouco sobre a Aliança pela Paz

A década 2001-2010 foi decretada, também pela ONU, como a Década Internacional da Cultura de Paz e Não-Violência para as crianças do mundo. Este tema tem reunido, nos mais diversos países, profissionais de diferentes áreas, organizações não governamentais e outros movimentos preocupados em garantir às crianças seus direitos fundamentais, por meio de campanhas educativas e da inserção, nas políticas públicas, de programas que priorizem a primeira infância, buscando a construção de um mundo melhor. Inserida neste movimento, a Aliança pela Infância no Brasil reconhece na educação, e particularmente na educação na primeira infância, considerada em seus múltiplos aspectos, a base para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e mais justa.реклама работа в интернетеbroker mfxсветильники натяжных