by /0 comments

Trabalhadores em educação protestam pelo piso e 10% do PIB no PNE

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação cobrou do por público ações para combater a corrupção no setor, sob pena de o jovem não se interessar mais em ser professor
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou nesta quarta-feira, dia 11, um protesto em frente ao Congresso Nacional pelo cumprimento da lei do piso salarial nacional do professor e a aplicação de 10% do PIB como uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Segundo a Agência Brasil, cerca de 150 professores visitaram o gabinete dos parlamentares para entregar o documento com as principais reivindicações.

O presidente da CNTE, Roberto Leão, disse que é preciso fazer com que a lei do piso seja cumprida, principalmente após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter julgado constitucional a lei. “Vamos falar com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para que o MEC use seu poder com os prefeitos e governadores, para que seja respeitado o piso nacional dos professores”, afirmou.

Ele cobrou dos governos ações para combater a corrupção no setor, sob pena de o jovem não se interessar mais em ser professor. “São escândalos a toda hora, é desvio de merenda escolar, dos recursos do Fundeb, desvio de função de educadores; se não houver valorização da educação e dos professores, a carreira vai acabar, pois não vai atrair novos profissionais, os jovens hoje não querem mais ser professores”, disse.

A agência de notícias do governo federal conversou com dois professores que participaram do protesto. Para Piter Paul Pereira, de Campo Grande (MS), “a escola hoje enfrenta muitos problemas de qualidade, da estrutura das instituições, violência contra professores e alunos, aliado a isso ainda tem a desvalorização do educadores”.

Edneia Silveira, de Montes Claros (MG), disse ser “injusto que um profissional de Brasília receber R$ 3 mil de salário, enquanto o de Minas, que exerce a mesma função, receber R$ 1,3 mil”.секреты аллоды онлайнвоздухосборник во Львовfree poker