by /0 comments

TV mostra irregularidades na merenda escolar de 7 Estados

TV Globo encontra comida estragada, mal armazenada e alunos jogando a merenda no lixo. Relata ainda prefeituras investigadas por desvio de dinheiro e empresas acusadas de formação de cartel

Uma reportagem da TV Globo em escolas públicas estaduais e municipais de cinco estados – São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia – mostra uma série de irregularidades na administração da merenda escolar. A emissora também cita casos em Tocantins e Alagoas investigados pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O repórter Maurício Ferraz investigou a merenda em 50 escolas durante um mês e encontrou comida estragada, mal armazenada e alunos jogando a merenda no lixo. Relata ainda casos de prefeituras investigadas por desvio de dinheiro da merenda e empresas acusadas de formação de cartel.

O secretário de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito Teixeira, disse à emissora que tem “visto problemas nas áreas de licitação e também no recebimento, na armazenagem e no preparo da merenda”.

O promotor de Justiça de São Paulo Arthur Pinto de Lemos Junior informou que “mais de 50 prefeituras estão sendo investigadas em todo o país” e seis empresas são suspeitas de participar da máfia da merenda. “Eles se reuniam frequentemente na capital de São Paulo e dividiam o mercado de licitações no Brasil todo”, disse.

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Daniel Silva Balaban, disse que os “maus gestores são processados administrativamente, e, se for o caso, criminalmente”. Ele informou que o recurso do governo federal não pode ser utilizado para pagamento de terceirização da merenda.

O programa da merenda escolar do Ministério da Educação (http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-alimentacao-escolar) vai repassar este ano mais de R$ 3 bilhões a governos estaduais e prefeituras para a compra de merenda. O objetivo é beneficiar 45 milhões de estudantes.

Assista à integra da reportagem da TV Globo

как продвинуть сайт в гуглемихаил безлепкин биографиякупить компрессор воздушный