by

Ensino Técnico: Um novo olhar para a formação

 

 

Está aberta a temporada para quem deseja ter acesso a cursos técnicos gratuitos. Instituições reconhecidas como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Liceu de Artes e Ofícios estão com inscrições abertas para processos seletivos que preveem o ingresso de alunos a partir de 2018. Somente o IFSP oferece 5.942 vagas para cursos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio em 35 unidades do Instituto. As oportunidades estão distribuídas em diversas áreas de ensino, entre elas Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Qualidade, Edificações e Telecomunicações.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa o ensino médio e o técnico no instituto, devendo ter concluído o ensino fundamental. Já os concomitantes ao ensino médio são aqueles nos quais o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo estar matriculado no ensino médio em outra instituição. Por fim, os subsequentes exigem que o estudante curse apenas o ensino técnico no Instituto, desde que já tenha concluído o ensino médio.

O IFSP não realiza uma prova, mas analisa o histórico escolar dos candidatos. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição e um questionário socioeconômico no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br/ O diretor-geral do IFSP Câmpus São Paulo, Luiz Claudio de Mattos Lima Junior, destaca como fatores de atração do ensino técnico a rápida empregabilidade dos alunos que desejam ingressar imediatamente no mercado e a experiência de conhecer uma área profissional e optar, com mais embasamento, por prosseguir os estudos em áreas afins na graduação.

“Buscamos atender as demandas das empresas e, no final dos cursos, muitos de nossos alunos já têm propostas de emprego”, diz. Rafaela Ferreira Gomes, 18 anos, está no último semestre de Mecânica no IFSP. Ela chegou a receber uma oferta de trabalho, mas primeiramente quer dar continuidade aos estudos na área de Matemática. “Sempre gostei de Exatas e os conhecimentos técnicos adquiridos foram fundamentais para eu confirmar a minha aptidão”, reforça.

Ensino no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo

Quem vai concluir o ensino fundamental neste ano tem no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo outra alternativa para fazer o ensino médio integrado às áreas de Eletrônica e Multimídia. Cada uma delas oferece 35 vagas gratuitas e as inscrições estão abertas até 16 de novembro pelo site www.liceuescola.com.br/ensino-tecnico mediante o pagamento de uma taxa de R$ 60,00.

 

Emerson Paes Barreto
Emerson Paes Barreto (Foto: Kazuhiro Kurita)

A prova objetiva, com conteúdo inerente ao ensino fundamental, está prevista para 17 de dezembro e o número de candidatos chega, em média, a 30 por vaga. Este alto índice, para o coordenador pedagógico do Liceu, Emerson Paes Barreto, está associado ao fato da instituição, fundada em 1873, ser uma referência em ensino técnico profissionalizante. Para oferecer um currículo em consonância com o mercado, o Liceu faz revalidações regulares de seu conteúdo programático e propicia aos alunos a vivência de situações reais de trabalho, incluindo as posturas cobradas nos processos seletivos.

Essa proposta de atuação foi fundamental para que Natalia Naiara Kinskowski Cavalcanti, 21 anos, obtivesse êxito para ingressar no mercado de trabalho. Ela estudou Multimídia no Liceu entre 2011 e 2013 e, na sequência, optou por reforçar o aprendizado de Rádio e TV em uma faculdade. “O ensino técnico me abriu portas para o estágio e contribuiu para que eu conquistasse uma vaga no laboratório de multimídia da própria instituição”, elogia.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone