by /0 comments

Uma escola sem prova e lição de casa

O método, chamado de Montessori, promete deixar o estudo mais legal, mas quem não fizer tudo direito repete de ano

A lição de casa foi o tema da edição de sábado do Estadinho. A reportagem contou a experiência da escola Prima, onde os alunos não levam lição para casa nem tem provas. Mas estuda, e muito.

De acordo com a reportagem, a primeira diferença é que ali a galera tem metas a cumprir na própria sala de aula. “Temos as tarefas para fazer toda a semana, e se tiver atraso, temos que correr para não perder pontos”, explica o aluno Johann de Lima Coelho Stein Antunes.

Ele se diverte dizendo que um dia ficou olhando para o teto em vez de fazer o dever de matemática na aula. Acabou ficando atrasado e só pôde ir para o intervalo brincar mais tarde. Funciona assim: a lição de casa é feita na escola e, dois dias por semana, os alunos passam também a tarde no colégio.

O método, chamado de Montessori, promete deixar o estudo mais legal. Mas é puxado, porque quem não fizer tudo direitinho repete de ano. Para Igor Bobeny Freire, que já passou por escolas tradicionais, com a professora por perto dá para entender melhor as matérias. E ninguém tem vergonha de perguntar. “Não existe pergunta boba, porque burro é quem não pergunta”, diz Rebeca Raucci Meireles.

Nessa escola, cada aluno é cobrado de acordo com seu ritmo de estudo. E não tem moleza! Mesmo com mais tempo para brincar, praticar tênis, natação, ver televisão, eles precisam ler em casa. “A gente lê pelo menos 4 livros em três meses”, diz Mateus do Nascimento Cedron.

Os pais até assinam uma cartinha atestando que os filhos leram. Na sala de aula, a turma faz um círculo e discute os livros. E ninguém faz careta! Todo mundo gosta de ler e aproveitar as coisas do dia-a-dia para aprender.

Para Anna Luiza Navas dos Santos, o mais bacana é trocar experiências com os colegas. “Eu gosto de recomendar livros.” Só tem um detalhe: as dicas de leitura são dadas em plena sala de aula, onde o pessoal sempre cochicha, brinca e, como qualquer criança, também leva bronca…

samsung scx5530низкие цены на ноутбукиукладка паркета без фанеры