by /0 comments

UNE e UBES defendem o Enem, mas cobram explicação do MEC

As entidades criaram uma central de denúncias pelo e-mail enem2010@une.org.br e pelo telefone 11 2771.0792
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) divulgaram uma nota em que defendem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cobram uma explicação do Ministério da Educação sobre os erros na prova. As entidades também criaram uma central de denúncias pelo e-mail enem2010@une.org.br e pelo telefone 11 2771.0792

A nota pede o “imediato e minucioso diagnóstico” do MEC sobre os problemas e o exato número de estudantes prejudicados e a “imediata decisão de que os estudantes prejudicados terão o direito de realizar um novo exame”.

A UNE e UBES cobram uma “retratação pública do MEC” sobre a nota publicada no twitter pela assessoria de comunicação do ministério. “É lamentável que o Ministério da Educação tenha usado umas das mais importante redes sociais da atualidade, o Twitter, não para esclarecer e informar a respeito dos lapsos ocorridos no Enem 2010 e, sim, para criar um clima de perseguição na internet”, diz o texto.

A assessoria do MEC escreveu no Twitter que “alunos q já ‘dançaram’ no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los”. “A UNE e a UBES não aceitam qualquer tipo de ameaça aos estudantes brasileiros”, diz a nota.

As duas entidades também reforçaram a importância do Enem para “a democratização da universidade brasileira”. “Não nos somamos àqueles que se utilizam dos problemas para descredibilizar o Enem”, diz o texto.

Na opinião da UNE e da UBES, o Enem supera “o velho modelo do vestibular, cruel método de acesso ao ensino superior no país”.

Segundo as duas entidades, a central de denúncias funcionará das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. “A partir desse levantamento é que as entidades estudantis irão identificar possíveis medidas individuais ou coletivas ou outros posicionamentos a serem tomados frente ao Enem 2010”, afirma a nota.Ортопедия в германиикомпрессор сжатого воздухамашинист передвижного сварочного агрегата