by /0 comments

UNE ganha uma concorrente, a Anel

Assembleia Nacional dos Estudantes Livres foi criada no dia 15 de junho, um mês antes do 51º Congresso Nacional da UNE

Aos 72 anos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) não é mais a única entidade nacional que representa os universitários brasileiros. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo informa que o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), depois de 10 anos tentando conquistar a UNE, mudou de estratégia e fundou a Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel).

A nova entidade foi criada no dia 15 de junho, um mês antes do 51º Congresso Nacional da UNE, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura.

A Anel foi aprovada em um evento com 2 mil estudantes no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O repórter Pedro Venceslau escreve que entre as propostas da entidade estão eleições diretas para reitor das universidades públicas, combater o ProUni – programa federal que oferece isenção fiscal para instituições privadas que oferecerem 10% de vagas para estudantes pobres – e fazer oposição ao governo.

“A UNE de hoje é chapa-branca e corneteira do governo. Além disso, está burocratizada. O ProUni tira responsabilidade do governo de financiar o ensino. Defendemos a ampliação de vagas nas universidades públicas”, disse Camila Lisboa, estudante de Ciências Sociais da Unicamp. Ela disser ao jornal que não é presidente, já que a Anel é contra “personalização de lideranças”.

A estudante disse ainda que é “contra o monopólio da meia entrada” e ainda avalia se vai emitir uma carteirinha própria. “O financiamento da entidade será por meio de recursos de Centros Acadêmicos e DCEs”, afirmou ela. Além do PSTU, o PSOL também enviou representantes para o congresso.

A presidente da UNE, Lucia Stumpf, que é do PCdoB, disse que “a Anel não terá futuro, já que é uma entidade de um partido só (o PSTU)”.

для косметикиbrutusкомпрессор для автомобиля цена

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone