Universidade Federal da Integração Latino-Americana terá alunos de 16 países - CGC Comunicação em Educação
  by /0 comments

Universidade Federal da Integração Latino-Americana terá alunos de 16 países

São 800 vagas em 16 cursos, sendo 4 novos. 50% das vagas são destinadas a brasileiros e a universidade utiliza como critério de seleção a nota do Enem
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) pretende ter alunos de 16 paises em 2012, com a abertura de 800 vagas e a criação de quatro cursos. Segundo a assessoria de imprensa, 50% das vagas são destinadas a brasileiros. As inscrições serão de 21 de novembro a 16 de dezembro, no site da UNILA (http://www.unila.edu.br).

Além dos 12 cursos já existentes, a UNILA abrirá quatro novos cursos: Música, Cinema e Audiovisual, Arquitetura e Urbanismo e Saúde Coletiva.

Para os brasileiros, a universidade utiliza como critério de seleção a nota do Enem. Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas terão uma pontuação acrescida à nota do ENEM. O peso do fator escola pública, além de outros detalhes do processo seletivo, serão divulgadas em edital em novembro.

A universidade informa que estará atingindo todos os países de língua espanhola da América do Sul em 2012. A universidade já conta com representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia, além do Brasil. A partir do próximo ano devem ingressar alunos da Colômbia, Equador e Venezuela. Cada um desses países terá entre 40 e 50 vagas.

A UNILA também está trabalhando para possibilitar o ingresso de alunos de Cuba, Santo Domingo, Haiti, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica. Eles terão uma representação simbólica no ano que vem com, pelo menos, cinco alunos de cada nacionalidade.

“Estamos iniciando o processo de avançar para a América Central e o Caribe este ano, mas a nossa meta é chegar ao México e assim abrangermos toda a América Latina, que é a vocação da UNILA”, disse o reitor Hélgio Trindade.

A seleção dos candidatos estrangeiros é de responsabilidade dos ministérios de educação de cada país. Eles são orientados a dar preferência a jovens que cursaram o ensino médio em escolas públicas e tenham um bom rendimento escolar.

Localizada em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, a UNILA tem todas as atividades em português e espanhol.перепискуновости Topodinкупить сумку для девочек в школу