by

Universidade terá disciplina sobre a importância dos negros na matemática

Disciplina que destaca a importância dos negros na matemática será matéria obrigatória no curso de licenciatura da Universidade Federal do ABC, informa a TV Cultura. A disciplina será chamada de afroetnomatemática.

A matéria inclui a contribuição do negros na matemática ao longo da história. Jogos, técnicas de lógica, raciocínio e equações geométricas  e cálculos de origem africana.

Universidade

“O que a gente quer é que não tenha só esta cultura branca, mas que tenha também a cultura africana, que também é importante e com o tempo ela foi esquecida”, diz Francisco Bezerra, coordenador de licenciatura em matemática da UFABC.

A atividade foi proposta pelo coletivo negro vozes. “A gente pensou esta disciplina para poder trazer o nosso ponto de vista e as coisas que são escondidas da gente ou clareadas”, diz Bruna da Silva Magno, do coletivo.

Instituto Singularidades

O pesquisador de matemática inclusiva do Instituto Singularidades, Elton Viana, diz que o modelo europeu de ensino precisa de ajustes, mas não concorda em beneficiar apenas uma etnia. “É uma necessidade real da educação brasileira dar-se uma atenção às diferentes origens e aspectos da historiacidade da matemática, no entanto, não apenas ao que se refere o grupo afrodescendente”, diz ele na reportagem do jornal da Cultura.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone