Valorizar as professoras, por Ausonia Donato - CGC Comunicação em Educação
  by

Valorizar as professoras, por Ausonia Donato

A professora Ausonia Donato, diretora pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo, deu uma aula sobre a história da educação e a importância de valorizar a carreira docente, em entrevista ao programa Saia Justa, do canal GNT, no último dia 11 de outubro.

Na entrevista, Ausonia Donato contou um pouco sobre a história da educação no Brasil, como a profissão docente foi se desvalorizando ao longo dos anos. Ela também criticou a mercantilização do ensino em algumas escolas, o ensino tecnicista e defendeu modelo de escola humanista.

Citou o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, em vários momentos. Segundo ela, professor não é tia. “A professora luta, batalha, faz greve; a tia não”, disse.

A diretora do Equipe destacou que a sociedade também perdeu o sentido da palavra educare – alguém que conduz, condução. Para ele, a escola precisa conduzir para dentro e também para fora.

Na opinião da educadora, outro fator de desvalorização da carreira docente é a tentativa do poder público de criminalizar o professor pelo fracasso da educação brasileira.

Emocionada, Ausonia contou o momento em que decidiu ser professora. Lembrou de uma passagem na escola quando foi fazer uma pesquisa com alunos e descobriu as grandes desigualdades da educação brasileira. “O mundo não mudar com a educação, mas sem nós professores, nada vai mudar.

Ela já havia sido homenageada no projeto Criança Esperança 2109. Veja.