by /0 comments

Vem aí a lição de casa

Passada a novidade dos materiais novos, novos amigos da nova turma, é o momento de encarar o ano escolar. Lição de casa, tarefa, dever, cada um dá o nome que quiser à atividade que todo estudante tem que realizar e que, para muitos, é a primeira grande responsabilidade da vida. Como acontece no ambiente doméstico, muitas vezes o momento da lição de casa pode gerar atritos entre pais e filhos. De um lado, pais cansados com a jornada dupla de trabalho e, do outro, filhos bravos por terem seu tempo “roubado” ou inseguros por não darem conta do recado. Ou então aqueles pais que avançam o sinal e realizam o dever pelo filho para “tirar da frente”.

Educadores são unânimes: a participação dos pais, desde que com critério, é importante sim. “O papel dos pais no desenvolvimento e expressão das diferentes competências do filho é fundamental, e muda a cada etapa de escolaridade. O interesse pelas tarefas de casa do filho, demonstra o valor que a família dá aos estudos e ao trabalho escolar, precisando, para tanto, estabelecer laços de apoio e afeto que possam favorecer este processo”, afirma Quézia Bombonatto, presidente da ABPp, Associação Brasileira de Psicopedagogia.

No Colégio Magister, zona sul de São Paulo, a concepção e as diretrizes estabelecidas pela instituição para a lição de casa refletem seus princípios e os fundamentos de educação, no qual o aluno não é um cumpridor de tarefas, mas sim um corresponsável na construção de seu conhecimento. A lição de casa é parte de seu ofício de estudante. Sistematizar os conhecimentos trabalhados em classe, refletir sobre sua aprendizagem e se conscientizar sobre os novos saberes são algumas das funções da lição de casa na visão da escola. “Procuramos estabelecer uma parceria com as famílias, informando-as sobre eventuais problemas e cobrando sua efetiva participação”, observa Kátia Martinho, diretora pedagógica.

Para Rosana Nunes, coordenadora pedagógica do Colégio Hugo Sarmento, na Vila Madalena, é importante que a criança adquira, dia a dia, uma postura de estudante. Para isso, a atuação dos pais é fundamental na hora da lição de casa. A educadora dá algumas dicas de como encarar o desafio:

• Definir o horário para a realização da lição

• Estabelecer uma rotina com a criança para realizar as tarefas

• Manter os materiais em ordem e bom estado

• Orientar a criança a não realizar a tarefa caso não tenha entendido

• Encaminhar para o professor ou orientador a tarefa “difícil” da criança

• Ler sempre que possível bons livros (autores consagrados…) para a criança ampliar o seu repertório

• Ler para a criança caso necessite (pode combinar de ler uma parte e a criança lê a outra)

• Informar a maneira certa de escrever, quando solicitado, ou sej,a caso a criança esteja na dúvida entre x ou ch, sempre responder a forma correta

• Não pressionar a criança com relação aos erros ortográficos

• Nunca faça a tarefa pela criança, mas pense junto com ela

• Contribuir com informações, caso seja solicitado (entrevistas, pesquisas…)консульство австрии харьковотзывы topodintechnologies