by

Volta às aulas em uma escola nova

Volta às aulas – Faltam poucos dias para a retomada das aulas. O frio na barriga daqueles alunos que irão começar o ano letivo em uma nova instituição está se intensificando. Especialistas dizem que o início das aulas em uma nova escola é um dos momentos mais marcantes na vida de uma criança ou adolescente.  É a hora de sair do “casulo” e enfrentar o mundo, conhecer outras pessoas, compartilhar experiências. Uma adaptação tranquila e segura na escola é o ponto de partida para um bom aprendizado. E hoje, as escolas não medem esforços e estratégias para  garantir que o aluno se sinta bem neste novo espaço de convivência.

No Colégio Ítaca, os alunos antigos recebem os novos colegas e nos dois primeiros dias de aula, são oferecidas oficinas que favorecem a integração.

O processo de adaptação no Colégio Graphein, em Perdizes,  é longo e cauteloso. Partindo da investigação preliminar em parceria com a família, a escola conhece quem é o aluno e desenvolve seu projeto singular, ou seja, um plano de aulas específico. “Esse é um período de conquista: o aluno precisa ser conquistado pela escola”, explica Camila D’Amico, coordenadora pedagógica da educação infantil do Colégio Graphein. A escola oferece um espaço onde os pais permanecem nos primeiros dias, além de deixar uma orientadora educacional dedicada exclusivamente a conversar com eles. “Também deixamos, nesse começo, as crianças trazerem um objeto de apego, como um bicho de pelúcia”, conta Camila.

No primeiro dia de aula no Colégio Equipe, em Higienópolis,  os pais entram com seus filhos pequenos e os levam até o parque, permanecendo com eles até que a professora possa cumprimentar cada um. “A entrada no parque facilita o encontro e a brincadeira até o momento do início da aula. Em classe, cuidamos da adaptação em conversas sobre o novo universo escolar: a rotina, a organização dos materiais, as diferentes aulas e professores, as novas formas de aprendizado e a importância do acolhimento aos colegas”, conta Adriana Mangabeira Orientadora Educacional e Pedagógica do 5º ano.

Outras escolas a serem entrevistadas

Escola Lourenço Castanho

Colégio Oswald de Andrade

Colégio Elvira Brandão

Escola Stance Dual

Colégio Jardim Anália Franco

 

 

Assessoria de Imprensa

+55 11 3722.1164/ +55 11 97654.2027

cgc@cgceducacao.com.br

 

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone