by /0 comments

Voluntariado faz parte da rotina de professores

Professores de escolas particulares de São Paulo usam parte do seu tempo para ensinar quem não pode pagar

Seja na própria escola ou na comunidade, professores de escolas particulares de São Paulo usam parte do seu tempo para ensinar quem não pode pagar. Eles realizam trabalhos voluntários e ajudam muita gente.

É o caso da professora de artes Alice Carneiro Leão, da escola Stance Dual, de São Paulo. Toda quinta-feira ela presta consultoria a professores e alunos da creche Aconchego, que fica na região da Boa Vista. “Eu acompanho as aulas e depois em uma breve reunião com os professores digo o que pode ser feito para estimular ainda mais os alunos com a atividade que eles aplicaram. Faço esse trabalho desde março e já deu para perceber uma mudança significativa”, conta.

As professoras da creche são multifuncionais, ou seja, desenvolvem diversas habilidades e não são especializadas em artes. “Para ambientá-las, ensino os princípios do que é arte e como ela pode ajudar na atividade motora e cultural das crianças”, completa. A creche Aconchego hoje conta com pelo menos 60 crianças do berçário aos 4 anos e meio.

No Colégio Móbile, na zona sul de São Paulo, um grupo de professores desenvolve o trabalho voluntário dentro da escola. Eles ensinam funcionários e membros da comunidade por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “São aulas do ensino fundamental que preparam os interessados para a prova dada pela Secretaria Estadual de Educação para quem quer tirar o diploma do 1º ao 9º ano”, explica Eliana Braga, coordenadora de projetos de ação comunitária da escola. O curso é dado diariamente, de segunda a sexta, no período noturno.

Já na Escola Suíço Brasileira, a professora Vera Póvoa, do fundamental I, participa com outras duas educadoras da escola de um grupo de estudos há 7 anos. “Nós nos reunimos com funcionários que no começo do nosso trabalho eram semi-analfabetos. Hoje eles já sabem ler e fazer cálculos, por exemplo. Queremos agora formalizar esse estudo junto a Secretaria de Educação já que ele tem como base as disciplinas aplicadas no ensino fundamental”, explica.

отзыв TopodinКейсы по продвижению сайта в США …автомобильное зарядное устройство своими руками