Com Calourada virtual, Unicamp receberá os alunos ingressantes

A Calourada 2021 terá início no dia 15 de março, com o objetivo de dar as boas-vindas e propiciar orientação aos mais de 3 mil estudantes ingressantes da Unicamp. A programação será realizada de forma inteiramente virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Além de ser um momento de acolhimento e de orientação, a Calourada também terá mesas temáticas focadas em assuntos da atualidade. 

A abertura da programação ocorre no dia 15 de março, às 9h, e conta com as boas-vindas do reitor e da coordenadora-geral da Unicamp, Marcelo Knobel e Teresa Atvars; da pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral; da diretora executiva de Direitos Humanos, Néri Barros de Almeida e da coordenadora da Calourada, Daniela Gatti. As mesas temáticas irão trazer assuntos como a permanência estudantil; a Covid-19 e a atuação da Universidade no combate à pandemia; direitos humanos; mudanças climáticas e aquecimento global.

As orientadoras educacionais e assistentes sociais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) também farão rodas de conversa para sanar dúvidas relativas a bolsas e ao programa de permanência. Além disso, haverá orientação para o uso das plataformas utilizadas nas aulas, que seguem virtuais no primeiro semestre de 2021 em virtude da pandemia. Confira o vídeo já produzido com esse intuito:

“A Calourada é um projeto institucional muito importante porque é um momento em que a universidade se mobiliza inteira para receber os nossos estudantes para que possamos criar uma recepção acolhedora, pacífica e respeitosa. Em 2021, em razão da pandemia, vamos fazer uma calourada virtual, mas ela não vai ser menos calorosa e acolhedora”, aponta a assessora da Pró-reitoria de Graduação e coordenadora da Calourada, Daniela Gatti. Além dos órgãos acadêmicos, como o Serviço de Apoio Estudante (SAE) e Diretoria Acadêmica (DAC), secretarias e coordenações de cursos também estão envolvidas no acolhimento dos ingressantes. 

A programação, conta Daniela, está alinhada aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), com o compromisso de valorizar princípios como a sustentabilidade, a educação de qualidade e os direitos humanos. “São valores que gostaríamos de mostrar para os estudantes desde a chegada para que o estudante entenda o seu papel como agente transformador, consciente de suas ações que passarão direta e diretamente na vida de outras pessoas e no planeta como um todo”, explica.

Confira a programação na íntegra e outras orientações no site da Calourada 2021: https://calourada.prg.unicamp.br/

Programa de Mentoria

Para auxiliar no acolhimento dos ingressantes, ajudando na adaptação e na integração, a Universidade também criou o programa de Mentoria da Unicamp. Criado em 2020, o programa ocorre de forma inteiramente virtual em 2021. Através da mentoria, estudantes veteranos tornam-se mentores dos ingressantes e professores tutores acompanham o processo de adaptação. Com essa rede colaborativa entre a comunidade acadêmica, a Mentoria ajuda no processo de sanar dúvidas e contribui também para a criação de vínculos com a Universidade. Confira a reportagem produzia a respeito do programa:

Originalmente publicado em...