Unicamp inaugura casa para hospedar professores chineses

A Unicamp inaugurou na manhã desta segunda-feira (8), a Casa Professor Pierre Mountouchet que abrigará professores chineses que chegam à Universidade para ministrar cursos de Mandarim e participar de atividades acadêmicas e culturais organizadas pelo Instituto Confúcio Unicamp. A casa está localizada na Vila Santa Isabel em Barão Geraldo e terá acomodações para receber até quatro professores visitantes de uma só vez.

##Casa irá acomodar até quatro professores chineses de uma só vez

“Esta é uma ótima notícia. Com a inauguração, a Universidade terá condições de hospedar os chineses com maior conforto e segurança”, destaca o diretor de Relacões Internacionas, professor Mariano Laplane. Ele argumenta ainda que a casa constitui uma economia financeira significativa para a Universidade, visto que era necessário assumir despesas com hospedagem em hotéis para acomodar os visitantes. O nome dado à hospedagem é uma homenagem ao ex-professor do Instituto de Biologia Pierre Mountouchet, já falecido, e que doou o imóvel para a Universidade há alguns anos.   

Os professores chineses são selecionados e enviados pela Beijing Jiaotong University (BJTU), parceira da Unicamp no Instituto. Em contrapartida, a Universidade oferece a acomodação e despesas gerais durante a permanência dos professores. O acordo com a BJTU existe há, pelo menos seis anos, e no ano passado foi prorrogado. Segundo Laplane, trata-se de uma parceria extremamente positiva. Além dos cursos de mandarim oferecidos à comunidade universitária, a Escola de Extensão também oferece cursos para interessados na região de Campinas.

O imóvel está localizado na Vila Santa Isabel, em Barão GeraldoO imóvel está localizado na Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo

Por meio do Instituto Confúcio há também iniciativas de difusão da cultura chinesa no campus e na cidade. O Instituto oferece o teste de proficiência em língua chinesa, oportunidades de intercâmbio, o chamado Summer Camp, ou curso de verão na China, além de atividades esportivas como dança e Tai Chi Chuan. A sede do Instituto é na Biblioteca Central da Unicamp e no momento tanto as aulas, como o atendimento, estão acontecendo de maneira remota, devido à pandemia.

Originalmente publicado em...