Nova funcionalidade do aplicativo AVISU aponta contatos próximos que tiveram exposição ao coronavírus

O Aplicativo de Vigilância em Saúde da Unicamp (AVISU) agora conta com uma nova funcionalidade. Graças a uma parceria com a empresa Circles Health, os usuários podem utilizar o recurso Circles, ferramenta que forma círculos de proteção entre os usuários por meio do monitoramento das condições de saúde das pessoas. Ele funciona como uma rede social em que os usuários podem formar círculos de pessoas com quem mantêm convívio presencial próximo. Ao responderem como se sentem, os demais contatos ficarão sabendo quais pessoas de seus círculos de convívio apresentam sintomas da Covid-19 e podem optar por não ter contato próximo até que se reestabeleçam. É possível convidar pessoas de dentro e de fora da Unicamp para utilizarem a ferramenta Circles.

Para utilizar a ferramenta, os usuários devem entrar no AVISU, clicar em “Circles” e fazer um login. A partir dele, é possível convidar quantos usuários desejar para formar sua própria rede de proteção, sendo que quanto mais usuários participarem, maior é o nível de proteção. Conforme os usuários informam periodicamente como estão se sentindo, o Circles classifica os riscos de exposição ao vírus e envia alertas quando alguém da rede apresenta sintomas. Os riscos de exposição vão desde o mais baixo, quando ninguém da rede apresenta sintomas ou esteve com alguém que os apresenta, passando pelo risco indefinido, causado por usuários que não preenchem as informações, ou risco médio, quando os usuários da rede não apresentam sintomas, mas estiveram com pessoas que apresentaram, até o risco de exposição alto, quando o usuário esteve com alguém que apresentou os sintomas. 

A ideia é que o recurso estimule na comunidade universitária a cultura da auto-responsabilidade: cada usuário cuida de si mesmo e da saúde de seus contatos próximos e a comunidade se torna uma grande rede de proteção contra o avanço da Covid-19. “Se alguém na rede disser que está com sintomas ou que esteve com alguém com sintomas você receberá uma notificação. Você só tem acesso ao nome das pessoas do seu círculo direto, mas consegue enxergar três níveis de separação de forma anônima. Assim, criamos uma proteção muito antes do vírus chegar perto”, explica Patrícia Falabella Leme, coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). 

imagens mostram prints de tela do app avisu
Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a opção “Circles” e completar com as informações de saúde. É possível verificar o que os demais contatos responderam e qual o grau de exposição ao coronavírus dependendo dos contatos feitos. 

Mais de 13 mil testes diagnósticos informados no aplicativo

Lançado em outubro de 2020, o aplicativo AVISU é uma ferramenta importante no cuidado com a saúde de alunos, professores e funcionários da Unicamp. Com ele, os membros da comunidade universitária respondem diariamente a um inquérito de sintomas relacionados à Covid-19, prevenindo a ocorrência de novos casos e de surtos. Dependendo das respostas enviadas, os usuários recebem a recomendação iniciar o isolamento social e/ou procurarem um atendimento médico. Além disso, o aplicativo também armazena os resultados de testes diagnósticos feitos por membros da comunidade. Com a inclusão do Circles entre os recursos disponíveis, será possível ampliar as ferramentas de proteção. 

Segundo Patrícia Leme, as recomendações para o uso do AVISU continuam as mesmas e o preenchimento diário permanece obrigatório para os que realizam atividades presenciais nos campi. Ela reforça a importância da adesão de todos ao aplicativo: “Percebemos, especialmente nos primeiros meses, uma boa quantidade de procura do nosso pronto-atendimento com sintomas respiratórios em razão da orientação fornecida pelo AVISU. No entanto, ultimamente, este número caiu sensivelmente, por isso é importante reforçarmos o preenchimento diário do AVISU. Já os resultados dos testes diagnósticos feitos no Cecom ou informados pelos usuários estão sendo inseridos pela equipe do Cecom diariamente na plataforma do aplicativo, para consulta quando necessário. No momento este número já ultrapassa 13 mil resultados”, destaca. 

Originalmente publicado em...