Unicamp e Organização Latino-Americana de Energia firmam acordo de cooperação

A Unicamp e a Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), órgão intergovernamental, firmaram um acordo de ampla cooperação para estabelecer trocas de conhecimentos e articular projetos relacionados ao tema da energia. A formalização do acordo aconteceu nesta terça-feira (13), em cerimônia virtual. Através da parceria, a Universidade e a OLADE estabelecem cooperação tecnológica e educacional visando o desenvolvimento em áreas vinculadas ao desenvolvimento energético, no âmbito do projeto Campus Sustentável.

“O termo de ampla cooperação pretende articular ações de pesquisas e desenvolvimento, capacitação de profissionais nos diversos países que compõem a OLADE e a integração regional em temas de transição tecnológica do setor elétrico”, sintetizou o coordenador geral do Projeto Campus Sustentável da Unicamp, professor Luiz Carlos Pereira da Silva, durante a cerimônia do acordo. 

São áreas visadas para a parceria: Gestão de Energia e Eficiência Energética; Energias Renováveis; Mobilidade Elétrica; Redes Inteligentes e Microrredes; Etiquetagem de Edifícios; Mercados de Energia e demais temas de transição tecnológica no setor elétrico entre outras áreas vinculadas ao desenvolvimento energético.

Para o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel, o acordo será importante para difundir a ideia do Campus Sustentável e fortalecer as colaborações regionais. “A Unicamp é considerada uma das melhores universidades da América Latina e com isso sempre temos um papel importante e de liderança entre as universidades. A possibilidade de atuar como membro efetivo em várias redes de cooperação, mostrando as ideias e os projetos que temos realizado é muito importante. Agradeço à colaboração que começa hoje formalmente e que seguramente será de muitos anos e com muitos projetos”, pontuou.

audiodescrição: montagem de fotografias coloridas que mostram paineis fotovoltaicos pelo campus da unicamp; as fotos são áreas
Implantação de usina fotovoltaica na Unicamp integra o projeto Campus Sustentável

Eixos de atuação
Um dos primeiros pontos a serem desenvolvidos através do acordo é a internacionalização, a nível de América Latina e Caribe, do modelo de Campus Sustentável da Unicamp. Para isso, o livro “Campus Sustentável UNICAMP – um modelo de inovação em gestão energética para América Latina e Caribe”, que está sendo redigido por mais de 100 autores envolvidos no projeto, será traduzido para o espanhol e para o inglês com apoio da OLADE e difundido nos países da região.

Outros eixos já presentes no primeiro termo do acordo são: a submissão conjunta de projetos em editais internacionais; organização conjunta de eventos; formação e capacitação de profissionais do setor elétrico no tema de transição do setor elétrico e a contribuição para maior projeção da OLADE no Brasil. Para o secretário executivo da OLADE, Numar Alfonso Blanco Bonilla, a parceria é um pontapé inicial para uma maior integração entre os conhecimentos produzidos em instituições de pesquisa e de ensino e as necessidades dos países latino-americanos e caribenhos. 

“A Unicamp se constitui em uma das principais universidades da América Latina e do Caribe e o sentido de nosso trabalho e do nosso dever é aproximar os conhecimentos com as necessidades que têm a América Latina e o Caribe e expandir esse conhecimento”, observou. Segundo Numar, o projeto do Campus Sustentável é pioneiro na região e o conhecimento das equipes envolvidas no projeto pode ser difundido para impulsionar a sustentabilidade em outras instituições e localidades. “A Unicamp está se estabelecendo como um dos primeiros campus sustentáveis de toda a região. É um marco fundamental e crucial para toda a América Latina e Caribe”, avaliou, ressaltando também a importância do projeto no âmbito do manejo de recursos. 

Projeto campus sustentável

O projeto Campus Sustentável teve início em 2017, com uma parceria entre Unicamp e CPFL Energia. O projeto visa melhorar a infraestrutura do campus e, através do estudo e desenvolvimento de novas tecnologias, aprimorar o ensino e a pesquisa, transformando a Unicamp no maior Laboratório Vivo de Sustentabilidade Energética da América Latina.

No âmbito do Campus Sustentável, houve a implantação de energia renovável na Unicamp, com uma usina fotovoltaica no campus e o incentivo à mobilidade elétrica. O projeto também envolve ações no âmbito da gestão de energia, eficiência energética e capacitações. 

audiodescrição: montagem com duas fotografias coloridas do ônibus elétrico da unicamp
Uma das frentes de atuação do Campus Sustentável é o projeto Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica; em 2020, o primeiro ônibus elétrico, alimentado com energia fotovoltaica produzida na Unicamp, começou a circular no campus

A OLADE
A OLADE é uma organização intergovernamental internacional, com sede em Quito, Equador. Foi criada em 1973 com o objetivo de promover a integração; conservação; uso racional; comercialização e defesa dos recursos energéticos da Região. A criação da OLADE deu-se através do convênio de Lima, ratificado por 27 países da América Latina e do Caribe.

Originalmente publicado em...