Educação SP promove discussão sobre desafios e perspectivas da transformação digital no ensino

A transformação digital atinge todos os setores da sociedade. Com a educação, não é diferente. Nesse cenário, é preciso entender os aspectos fundamentais dessa mudança para orientar escolas, educadores, estudantes, bem como mães, pais e cuidadores dos estudos dos alunos em direção a modelos mais digitais e analíticos de ensino.

Para explorar este tema, a Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação) e Citem (Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula) da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP) promovem um bate-papo intitulado Transformação digital na educação: desafios e perspectivas. O convidado especial é o jornalista Carlos Aros, especialista em tecnologia e inovação. A apresentação da proposta e mediação com os públicos ficam por conta da professora Ana Paula Marolla e do coordenador da Citem Marcos Barros.

“É inevitável abordar os impactos da tecnologia na educação no momento em que estamos vivendo. A suposta digitalização do ensino por meio de aulas online em virtude da pandemia escancarou a necessidade de contextualizar os desafios, as vantagens e os pontos sensíveis que modelos de ensino digitais podem trazer para a sociedade”, contextualiza Carlos Aros.

Esta formação tem como público-alvo os profissionais da rede estadual de ensino, mas também atinge todas as pessoas interessadas no tema. Para tanto, a transmissão ao vivo acontece tanto pelo app do Centro de Mídias SP (CMSP) como pelo Youtube, ambos no canal Desenvolvimento Profissional. O evento será no dia 28 de abril, das 15h30 às 17h.

Sobre o convidado

Carlos Aros é jornalista e especialista em tecnologia e inovação. É diretor de conteúdo no Grupo Jovem Pan e editor-executivo da MIT Technology Review Brasil. Recebeu o prêmio Comunique-se em 2019 e foi quatro vezes vencedor do Prêmio Especialistas, ambos na categoria tecnologia.

Sobre os mediadores

Marcos Barros é coordenador da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula (CITEM) da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP). Desde 2006 atua na Seduc-SP, onde participou da implantação tecnológica de projetos como Acessa Escola, Secretaria Escolar Digital (SED) e Centro de Mídias SP (CMSP).

Ana Paula Marolla é formadora da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efape), professora da rede desde 2006, mestre em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, atualmente, trabalha na produção, implementação e execução de Cursos EAD na SEDUC-SP.

Sobre o Canal Desenvolvimento Profissional

Toda a concepção foi estruturada e proposta para o que Canal se tornasse instrumento de apoio às ações formativas. Para tanto, ele oferece:
• ações de formação continuada aos profissionais da educação da Seduc-SP;
• programação para a formação dos profissionais da rede nos tempos próprios em que as demandas exijam;
• exibição de séries em sintonia com as necessidades de formação dos profissionais da rede pública estadual;
• fundamentação pedagógica para utilização de recursos tecnológicos voltada ao QM e de forma contextualizada nas ações próprias e cotidianas dos profissionais do QAE e QSE.

Serviço:

Transformação digital na educação: desafio e perspectivas
Com o jornalista e especialista em tecnologia e inovação
Carlos Aros

Quando
28 de abril de 2021
15h30 às 17h

Onde
No app do CMSP: Canal do Desenvolvimento Profissional 1
Youtube: CMSP Desenvolvimento Profissional

Programe-se:

https://youtu.be/-XT3N5U-Cfs

Originalmente publicado em...