Santo André aposta em tecnologia para garantir educação de qualidade

Município aprimora as ferramentas para dar a 33 mil alunos da rede municipal ensino remoto eficiente

Responsável pelo atendimento a cerca de 33 mil alunos, todos estudando em sistema remoto, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, disponibiliza à rede municipal a ferramenta Microsoft Teams. A parceria, sem custo para os cofres públicos, foi firmada em março e representará grande avanço na qualidade das aulas on-line na cidade

O programa permite, por exemplo, que os professores criem salas de aula virtuais, que reúnam todos os alunos, dispensando a necessidade de os educadores passarem conteúdos individualmente. A ferramenta permite reuniões com cerca de 300 pessoas, tem opção de armazenamento de dados e dá suporte às tarefas administrativas e de salas de aula.

Para preparar os professores para a utilização da ferramenta, estão previstos para os próximos meses cursos de formação oferecidos pela Microsoft. Além disso, parceria firmada recentemente com o Instituto Singularidades vai oferecer a formação trilhas formativas para o ensino híbrido’, com duração de seis meses, para 5.000 professores , segundo a secretária de Educação Cleide Bochixio.

“Com essas iniciativas, estamos oferecendo aos alunos e professores um instrumento com potencial de qualificar de maneira expressiva o trabalho do professor e da escola, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos, com a oferta de aulas de forma virtual, em tempo real”, reforçou a secretária de Educação.

Cleide acrescenta que a formação é fundamental para instrumentalizar o professor para a realização do ensino remoto de forma aprimorada e a continuidade do trabalho quando tiver início o ensino híbrido, que deverá estar integrado ao cotidiano das escolas ainda por muito tempo. “Estamos formando os professores para os novos tempos, porque a realidade tem apontado para mudanças nos hábitos e modo de vida. O uso da tecnologia tornou-se obrigatório, diante das circunstâncias que estamos vivendo.”

As unidades estão se organizando para o momento em que os alunos deverão voltar progressivamente, com uma nova rotina que mesclará aulas presenciais com o ensino remoto, e para isso a Prefeitura de Santo André adquiriu 568 computadores, 70 com webcam, e 50 noteboks, que estão sendo instalados nas salas de aula. Pensando na garantia de acesso dos alunos à internet e ao conteúdo on-line, no ano passado foram distribuídos 33 mil chips para os estudantes.

INTEGRAÇÃO

A integração dos equipamentos, como a Sabina Escola Parque do Conhecimento, a Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará/Parque Escola, o Centro de Formação de Professores Clarice Lispector e os Cesas (Centros Educacionais de Santo André), e o aumento da produção de conteúdo virtual também têm sido considerados caminhos importantes para o fortalecimento do trabalho dos professores em tempos de pandemia, e a garantia de uma educação integral.

Desde 2020, os espaços passaram a criar variados conteúdos e atividades on-line que dão oportunidade, não só aos alunos, como familiares e comunidade escolar, de participar de vivências nas áreas artística, ambientais ecopedagógicas, esportivas e lúdicas.

Merenda na Escola entrega 330 mil kits de alimentação

Ciente da importância de manter a qualidade da alimentação não somente de seus alunos, mas também de suas famílias, no início da pandemia foi criado pela Prefeitura de Santo André, em março de 2020, o programa Merenda em Casa, de entrega de kits de alimentação para os estudantes da rede municipal e suas famílias. Desde então já foram distribuídos mais de 330 mil kits.

Enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas, os kits, que são compostos de itens da cesta básica, mais frutas e hortifrutigranjeiros, serão entregues para continuar garantindo a alimentação adequada dos estudantes. Neste mês, ocorre a 11ª etapa do programa.

REFORMAS

Enquanto as escolas permanecem sem aulas presenciais, 29 unidades, entre creches e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), estão passando por reformas de grande porte, com pintura, troca de telhado, revisão elétrica e hidráulica, entre outras intervenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *