Estudantes colombianos realizam atos em apoio aos protestos naquele país

Um grupo de estudantes colombianos iniciou uma mobilização na tarde desta quinta-feira (6) em apoio à onda de protestos que tem sido observada na Colômbia. O grupo se posicionou no balão de entrada da Universidade e em outros locais, acendendo velas e elaborando cartazes de protestos contra o governo de Iván Duque. De acordo com o grupo, todas as ações estão sendo realizadas respeitando as medidas de segurança devido à pandemia de Covid-19.

##
Estudantes mobilizados em apoio aos protestos em várias cidades da Colômbia

Desde o dia 28 de abril, o país está vivendo dias de protestos da população, iniciados a partir de uma proposta de reforma tributária. O conflito evoluiu para causas sociais diversas e tomou grandes proporções com confrontos entre as forças de segurança da Colômbia e manifestantes. Os conflitos estão ocorrendo em várias cidades colombianas, mas segundo manifestantes Cali, no Valle del Cauca, está sendo considerado o epicentro dos protestos, onde foram registradas 17 das 26 mortes anunciadas pelas autoridades até agora. De acordo com fontes extraoficiais o número de mortos até o momento é bem maior. 

##
Velas, cartazes de protestos contra o governo de Iván Duque 

Segundo o grupo de estudantes da Unicamp, amigos e familiares estão usando as redes sociais para passar as notícias sobre a real situação do país, pois está havendo censura imposta aos veículos de comunicação. A expectativa é realizarem hoje (sexta-feira) uma marcha em protesto, sem bloquear o acesso à Unicamp. A ideia é ocupar 50% das vias em direção ao centro de Campinas.

Assista aos vídeos gravados pelos estudantes durante os atos em apoio à população na Colômbia: 

Originalmente publicado em...