DeepMind oferece bolsas para projetos de mestrado em inteligência artificial

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da chamada de bolsas de mestrado DeepMind nas áreas de Inteligência Artificial ou Aprendizado de Máquina. São oferecidas três bolsas direcionadas a estudantes de grupos sub-representados (mulheres, pessoas de baixa renda ou que se identificam como negros etc). A chamada é uma parceria com o BI0S – Brazilian Institute of Data Science da Unicamp. As inscrições vão até 20 de dezembro. 

Podem se candidatar estudantes regulares do mestrado acadêmico da Unicamp que ingressaram no segundo semestre de 2021 ou que esperam ingressar no primeiro semestre de 2022. Eles devem estar vinculados a programas de pós-graduação das unidades parceiras do BI0S: Cepagri, CLE, FCA, FCM, Feagri, FEEC, FT, IC, IE, IFGW e IMECC. Os projetos de pesquisa devem abordar, necessariamente, temas ligados à Inteligência Artificial ou ao Aprendizado de Máquina, e devem ser supervisionados ou co-supervisionados por professores membros do BI0S. 

Cada bolsa terá  a duração máxima de dois anos e o valor total de USD 17.685 , alocados da seguinte forma: valor anual da bolsa de mestrado de USD 7 mil, auxílio para a participação em conferências acadêmicas na área de Aprendizado de Máquina de USD 2.185, e auxílio para a aquisição de equipamentos para o desenvolvimento da pesquisa de USD 1.500. Durante o período da pesquisa, os candidatos selecionados também vão receber o apoio de um mentor da DeepMind. 

A seleção se baseará em requisitos estabelecidos pela chamada: diversidade étnico-racial e de gênero, com prioridade a estudantes de grupos sub-representados, aderência do tema de pesquisa às áreas de Inteligência Artificial ou Aprendizado de Máquina e relação do tema escolhido com a atuação do orientador indicado pelo candidato. 

O edital completo, com o formulário de inscrição e a relação de orientadores elegíveis, está  disponível na página do BI0S: https://www.bi0s.com.br/bolsas 

Unicamp e DeepMind

A DeepMind é uma empresa fundada em Londres, em 2010, dedicada ao desenvolvimento de sistemas seguros de Inteligência Artificial. A Unicamp é a única universidade brasileira participante do programa. O convênio com a empresa foi firmado em dezembro de 2020. Atualmente, a DeepMind financia bolsas de estudos em instituições como a Universidade de Oxford, o Imperial College de Londres, a Universidade de Cambridge, a Queen Mary University de Londres, e a Universidade de Los Andes, em Bogotá. 
 

Originalmente publicado em...