O que educa melhor, um bom filme ou as redes sociais?

Filmes que educam – Hoje os professores têm um enorme desafio em sala de aula: driblar o grande concorrente, o celular, e todos os seus atrativos (e perigos). Cientistas se preocupam com o conhecimento fragmentado que as redes sociais proporcionam aos estudantes e suas consequências nas habilidades de raciocínio. Mas, da mesma forma que as mídias digitais são atraentes para os alunos, as produções audiovisuais também são e têm a vantagem de proporcionarem várias habilidades que literalmente desenvolvem o cérebro e abrem portas para um novo mundo.

É apostando na potência do audiovisual para levar os alunos a refletirem sobre as questões que envolvem o mundo atual – racismo, clima, política, ciência, diversidade, social e etc. – que a Tamanduá Edu, plataforma de filmes do Canal Curta! que atende as necessidades das escolas/professores, fez parceria com o Instituto Singularidades e criou o Cine Debate, que consiste em conversas mensais  (live) entre professores especialistas da faculdade de educação sobre determinados filmes e suas potências como agentes transformadores do conhecimento.

Próximo Cine Debate: 27/11 às 10 horas  Infância: brincadeiras e formação social

“As histórias são ferramentas poderosas para um entendimento melhor sobre esse mundo que estamos vivendo. Bons filmes abrem a cabeça e criam conexões que são fundamentais para a ampliação do conhecimento”, diz a professora de ética e diversidade do Instituto Singularidades, Denise Rampazzo. No início do mês, Rampazzo e mais duas professoras do Singularidades, todas atuantes na comissão antirracista da faculdade, refletiram e abordaram em debate a aplicabilidade de uso de 6 filmes da plataforma. (live “Vamos conversar sobre educação racista?”)

Da mesma opinião que Denise, a diretora pedagógica do grupo Bahema, Sonia Barreira, buscou no acervo da Tamanduá Edu o suporte para encorpar e dar “visão de mundo” aos estudantes das escolas pertencentes ao grupo.

A Escola da Vila, do grupo Bahema, utiliza a plataforma com os alunos do ensino médio. Segundo a professora de Filosofia e Sociologia, Cristina Maher, “a curadoria dos filmes da plataforma é de muita qualidade. Conseguimos trabalhar em todas as disciplinas com produções audiovisuais”.

Maher conta que os alunos do 2º ano do ensino médio estão trabalhando o Cinema em um dos itinerários formativos. “O itinerário conta com três oficinas que abordam áreas diferentes, e em todas elas temos o apoio de filmes da Tamanduá Edu. Os alunos têm familiaridade com os serviços digitais, e eles podem fazer suas escolhas o tempo todo. Quando indicamos filmes, possibilitamos aos alunos o contato com títulos de grande qualidade”, diz.

Ana Gabriela Lopes, diretora da Tamanduá Edu, conta que o Canal Curta! sempre esteve próximo da educação. “Em 2006 criamos o canal Curta na Escola, onde havia a indicação de filmes do acervo para o uso pedagógico, com sugestões de especialistas e produção de planos de aula para todos os níveis de ensino. Hoje, a Tamanduá Edu oferece muito mais para a educação. É uma plataforma para ser usada pelas escolas, com espaço para os professores organizarem o planejamento das suas aulas e criarem suas playlists de filmes, de acordo com suas necessidades”.

Tamanduá Edu

É uma plataforma de streaming de vídeos edutaiment, que une educação e entretenimento. São mais de 6 mil filmes, séries, desenhos e documentários exibidos em festivais nacionais e internacionais sobre música, arte, cinema, filosofia, educação e sociedade, além de mais de mil peças de jornalismo cultural.

O acervo contou com a curadoria de educadores especialistas responsáveis pelas produções para a TV Escola, TV Cultura, Futura, TV Univesp, canal Curta! Curta na Escola e MultiRio, nas diversas áreas do conhecimento e continua sendo atualizado com produções atuais e de grande relevância para a educação.

“Todo conteúdo audiovisual está em sintonia com a BNCC, o Enem e atende as novas exigências do Novo Ensino Médio, como formação profissional e as trilhas formativas”, conta o diretor do grupo, Júlio Worcman.  Segundo ele, a plataforma foi criada para estar a serviço do professor e o acervo é apresentado em planos segmentados para todas as etapas do ensino básico – infantil, fundamental 1 e 2 e médio – e formação de professores.

A TamanduáEdu permite que o professor crie seus planos de aula na plataforma associando componentes curriculares, competências e habilidades e descrevendo as situações didáticas. Os educadores também podem criar canais ou coleções de títulos e partilhar os links com seus alunos. A tecnologia utilizada permite a integração de uma rede colaborativa entre gestores, professores e pais, promovendo a exibição de filmes na escola e na família.

A plataforma integra o grupo de mídia Curta! especializado em curadoria de conteúdos relevantes. Também fazem parte do Grupo Curta! o Canal Curta! disponível para 12 milhões de lares pelas principais operadoras de tv paga, a plataforma de streaming Tamanduá TV e o serviço de vídeo sob demanda Curta! ON- Clube de documentários.