Escola faz parceria com movimento de moradia,

Matricula jovens e cria vaquinha para ampliar ajuda

Colégio Equipe, no centro de São Paulo, iniciou mais uma ação na direção de um ensino antirracista: articulou uma parceria com um movimento de moradia que possibilitou a entrada de nove estudantes negras e negros nos três ciclos educacionais. Todos são de famílias que vivem em ocupações próximas da escola.

O colégio ofertou as bolsas integrais e, para garantir um acolhimento completo e recursos para investimentos não cobertos com as mensalidades, como transporte, alimentação, material escolar, atividades realizadas fora da escola, viagens, etc, organizou uma campanha de financiamento coletivo junto com o Instituto Equipe de Cultura e Cidadania.

Para contribuir financeiramente, da forma que for possível, acesse o link aqui.

O eixo da parceria com o movimento de moradia pressupõe trocas e práticas pedagógicas em ocupações da área central da cidade, o que será importante tanto para o movimento social, quanto para a comunidade da escola.

O compromisso do Equipe com uma educação antirracista inclui também parcerias com a Universidade Zumbi dos Palmares, instituição de ensino superior que promove a inclusão da pessoa negra e/ou de baixa; e com a Ação Educativa, associação civil que atua nos campos da educação e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos.

Com a Zumbi, o colégio assinou um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de projetos que tenham como finalidade promover ações educacionais e culturais pautadas na diversidade étnico-racial e na perspectiva da construção e afirmação de uma prática formativa antirracista.

Com a Ação Educativa, está sendo elaborado um relatório de percepção étnico-raciais da escola com propostas de aprimoramento das práticas de uma educação antirracista.

O Equipe também fundou o movimento “Comissão Antirracista Equipe”, com a participação de alunas, pais, professoras e funcionárias.

Duas histórias que reforçam a urgência de uma educação antirracista no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *