Como a alfabetização foi prejudicada na pandemia e como podemos melhorar isso?

Como a alfabetização foi prejudicada na pandemia e como podemos melhorar isso?

A pandemia causada pela COVID-19 trouxe consigo a necessidade do ensino 100% remoto. Passados dois anos, as aulas presenciais voltaram a fazer parte do cotidiano escolar. Agora é a hora dos professores intensificarem e explorarem as diferentes estratégias que podem auxiliar os alunos em processo de alfabetização. Esse é o objetivo do curso “Estratégias para a recomposição de aprendizagens em alfabetização” do Instituto Singularidades, referência em formação de professores.

O curso de extensão irá ocorrer nos dias 19,20 e 21 de julho, das 9h às 16h. Faz parte da sequência de Cursos de Invernos disponibilizados pelo Singularidades.

Coordenado pela especialista Cristiane Mori, mestre em linguística e fonoaudióloga e professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2013.

 “Os estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental ainda em processo de alfabetização, têm apresentado dificuldades para ficar dentro da sala, para entender estratégias básicas da rotina de sala de aula. Respeitar os horários de lanche, procedimentos para ir ao banheiro, tomar notas, organizar a agenda, lidar com a lição de casa. Existem uma série de questões apresentadas no ambiente presencial que estão tendo de ser construídas desde o princípio para essas crianças” diz Mori.

Além das lacunas na postura de estudante, os professores também têm de lidar com questões singulares que dificultam o processo de alfabetização. “Muitos alunos apresentam dificuldades em entender como a escrita funciona, e o professor tem de estar preparado para dar conta de cada uma das etapas do processo”, conta.

 A proposta do curso é discutir o cenário e a decorrente necessidade da recomposição de aprendizagens. Diferenciar o que é uma recomposição de aprendizagem, daquilo que deveria ter sido reconstruído das aprendizagens essenciais do ano em questão, ou seja, as especificidades que cada ano busca suprir.

O foco não é só alfabetização, mas também o letramento e os usos sociais da leitura e da escrita.

Curso: Estratégias para a recomposição de aprendizagens em alfabetização

Docente: Cristiane Mori

Categoria: Extensão

Datas: 19, 20 e 21 de julho de 2022

Local: Instituto Singularidades (R. Cincinato Braga, 388 – Bela Vista, São Paulo) 

Horário: 9h às 16h (almoço das 12h às 13h)

Carga horária: 18h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *