Almoço solidário na Ocupação 9 de Julho apoia programa de bolsas integrais para estudantes negros no Colégio Equipe

Almoço solidário na Ocupação 9 de Julho apoia programa de bolsas integrais para estudantes negros no Colégio Equipe

Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) , o Colégio Equipe e o Instituto Equipe Cultura e Cidadania organizam mais um vez neste ano o já tradicional almoço de domingo na Ocupação 9 de Julho. Será dia 19 de maio, das 12h30 às 16h, na rua Álvaro de Carvalho, 427, na Bela Vista.

Os almoços da Ocupação 9 de Julho têm caráter cultural, de entretenimento, reflexão e aprendizado, já que a experiência permite que as pessoas possam conhecer mais de perto uma Ocupação na região central da maior cidade do Brasil. A parceria entre a escola, o Instituto Equipe e o movimento de moradia envolve ainda o Programa Proceder, com a oferta de bolsas de estudos integrais para crianças e adolescentes negras de famílias das ocupações. O encontro é uma das estratégias de sustentabilidade financeira do Proceder, desenvolvido pelo Instituto Equipe, já que parte da arrecadação será transferida para cobrir despesas do projeto.

Conheça e apoie o Programa Proceder

O Equipe, localizado também no Centro paulistano, promove uma educação antirracista e tem no Programa Proceder um pilar crucial de ação e debate sobre a importância da inclusão e do direito constitucional à moradia. Ele teve início em 2022 e hoje conta com 22 estudantes negros contemplados com bolsas integrais de ensino no Colégio Equipe, assim como, material escolar, transporte, alimentação e estudos de campo. Os estudantes pertencem a famílias que vivem em cinco ocupações do MSTC.

“O Programa Proceder está inserido em um contexto mais amplo de construção de uma educação antirracista no Colégio Equipe. Para além das bolsas, queremos estabelecer com os movimentos de moradia uma relação política, cultural e educacional com trocas de conhecimentos, experiências e aprendizagens”, diz Luís Márcio Barbosa, diretor-geral do Equipe. “Aumentar a presença de crianças e adolescentes negras em escolas particulares é um passo importante para reduzir as desigualdades raciais em nossa sociedade, promovendo uma educação mais plural e inclusiva”.

Tanto o Proceder quanto o evento contam com o apoio da Comissão Antirracista do Equipe, o Equipreta (coletivo de estudantes do Ensino Fundamental II e Médio que debatem a questão racial) e do Grêmio Estudantil Pão de Milho.

Em 2023, o almoço solidário ofereceu quase mil refeições.

A Ocupação 9 de Julho é um local histórico dos movimentos de moradia de São Paulo. Desde 2016, 140 famílias vivem no antigo e  abandonado prédio do INSS.

Em 2017, a comunidade passou a desenvolver o projeto de cozinha coletiva para suprir as necessidades do MSTC e promover, através de almoços, uma maior visibilidade à luta por moradia. Neste ano, quem assina o cardápio é  a chef Cíntia Sanchez, mãe do aluno Francisco Sanchez, do 8º ano do Equipe.