Aparecido Alves e Samuel Pessôa: O Equilíbrio entre Estado e Sociedade Civil

Seja membro do Fronteiras+ e tenha acesso ilimitado a todos os nossos conteúdos completos! Acesse: https://fronteiras.com/fronteiras-plus-lp?utm_source=youtube&utm_medium=organico&utm_campaign=aparecido-alves-e-samuel-pessoa-o-equilibrio-entre-estado-e-sociedade-civil&utm_content=descricao

Nesta edição de Mundo Livro abordamos a obra “O Corredor Estreito: Estados, Sociedades e o Destino da Liberdade”, da dupla de economistas Daron Acemoglu e James A. Robinson.

Em “O corredor estreito”, os economistas se debruçam sobre o tema do futuro da liberdade. Eles buscam compreender as condições ideais para que a liberdade surja e se fortaleça em uma determinada sociedade.

O livro estuda o caminho possível entre o Estado totalitário e o caos anárquico – o “corredor estreito”: uma metáfora para o equilíbrio delicado entre o poder do estado e o poder da sociedade.

Os autores ilustram seus argumentos com muitos exemplos históricos para mostrar o que deu certo e o que deu errado em diferentes lugares e momentos da humanidade.

Os economistas argumentam que não temos um modelo universal para a liberdade — não existem condições que necessariamente a produzam, nem uma progressão histórica inevitável que a conduza. Não há garantia de que a liberdade permanecerá intacta, mesmo quando está consagrada na lei.

O debate contou com a participação de Samuel Pessôa, professor de pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Aparecido Alves, professor assistente no Insper, onde leciona Pensamento Crítico e Ética nos cursos de Economia e Administração. Além de sua experiência docente em economia, Aparecido trabalhou na consultoria MacroSector, onde se dedicou ao acompanhamento dos principais indicadores econômicos.

Mundo Livro: o clube de leitura do Fronteiras+

Participe de uma jornada através dos temas e livros fundamentais para a compreensão do mundo atual. A cada mês, oferecemos uma sugestão de leitura acompanhada por debates conduzidos por especialistas que revelarão obras capazes de proporcionar uma perspectiva única sobre o mundo contemporâneo.

Junte-se a especialistas que desvendarão as complexidades do mundo moderno no clube de leitura exclusivo do Fronteiras+.

Se prepare para os debates com as leituras do Mundo Livro:

📖 O essencial de Adam Smith: os fundamentos do capitalismo – James Otteson
📖 A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião – Jonathan Haidt e Wendy Campos
📖 Humanidade: uma história otimista do homem – Rutger Bregman
📖 Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie
📖 12 regras para a vida: um antídoto para o caos – Jordan Peterson
📖 O crepúsculo da democracia: como o autoritarismo seduz – Anne Applebaum
📖 Submissão – Michel Houellebecq
📖 A vida mentirosa dos adultos – Elena Ferrante
📖 O corredor estreito: estados, sociedades e o destino da liberdade – Daron Acemoglu, James A. Robinson
📖 A máquina de fazer espanhóis – Valter Hugo Mãe
📖 O novo iluminismo – Steven Pinker
📖 Sonho manifesto – Sidarta Ribeiro

Assine o Fronteiras+ e veja o debate completo: https://fronteiras.com/fronteiras-plus-lp?utm_source=youtube&utm_medium=organico&utm_campaign=aparecido-alves-e-samuel-pessoa-o-equilibrio-entre-estado-e-sociedade-civil&utm_content=descricao
Precisa de ajuda para assinar? Fale com nosso time: http://wa.me/5511937755752

Siga nossas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/fronteirasweb/
Facebook: https://www.facebook.com/fronteirasweb/
Linkedin: https://br.linkedin.com/company/fronteiras-do-pensamento

Somos uma multiplataforma de conteúdo com mais de 15 anos, que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários e cursos. Fomentamos e aprofundamos o debate sobre temas relevantes e contemporâneos apresentados pelos mais notáveis pensadores mundiais.

Originalmente publicado em...